Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Curso pré-vestibular no ICMC: inscreva-se até dia 25 de janeiro

Curso pré-vestibular no ICMC: inscreva-se até dia 25 de janeiro

03/01/2022 Divulgação

Estudantes que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio, prioritariamente em escolas públicas, podem se inscrever na iniciativa.

Estão abertas as inscrições para o Projeto Aprender, um curso preparatório para vestibulares oferecido gratuitamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os estudantes que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio, prioritariamente em escolas públicas, podem se inscrever na iniciativa até dia 25 de janeiro.

Como as vagas são limitadas, haverá um processo para selecionar os candidatos, que devem se inscrever previamente pelo formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/2812e. O processo seletivo ocorre em duas fases: na primeira delas, os candidatos participam de uma avaliação e, na fase seguinte, são entrevistados pelos voluntários do projeto.

Nos últimos dois anos as aulas foram adaptadas para o ensino remoto, mas há previsão de retorno às atividades presenciais dependendo das orientações de proteção e segurança em relação à covid-19. A data de início das aulas será informada posteriormente aos estudantes selecionados, as atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. Também são oferecidas monitorias das 18 às 18h50.

Voluntários a serviço da educação – Idealizado e coordenado pelo Rotaract, um grupo formado por jovens entre 18 e 30 anos que presta serviços voluntários à comunidade, o Projeto Aprender é coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, e conta com a participação de estudantes da USP e da UFSCar, que atuam como professores, além de ter apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Quem desejar contribuir com o projeto como voluntário, tornando-se um dos coordenadores, professores ou monitores da iniciativa, também pode se inscrever até 3 de janeiro e participar dos processos seletivos. Para se candidatar à coordenação, basta acessar este link: icmc.usp.br/e/019c1. Já para se inscrever como professor ou monitor, o link é este: icmc.usp.br/e/1e84f.

Tal como o cursinho oferecido no ICMC, há iniciativas similares nos municípios onde a USP tem campus como São Paulo, Ribeirão Preto e Lorena. São iniciativas mantidas por estudantes da Universidade e voltadas principalmente a quem não tem condições financeiras. Confira mais opções nesta reportagem do Jornal da USP: Estude com alunos da USP e se prepare para entrar na universidade

Mais informações

Formulário de inscrição para estudantes: icmc.usp.br/e/2812e

Site: https://aprender.rotarybandeirantes.org

Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoAprenderBandeirantes

Instagram: https://www.instagram.com/aprender_sanca

Formulários para se candidatar como voluntário: coordenadores (icmc.usp.br/e/019c1); professores e monitores (icmc.usp.br/e/1e84f)

Fonte: Assessoria de Comunicação - Seção de Apoio Institucional - ICMC - USP



Festival Mimo estreia no Rio edição gratuita para crianças

Evento está marcado para os dias 15 e 16 deste mês com cerca de 50 atividades.

Festival Mimo estreia no Rio edição gratuita para crianças

Curso sobre declaração de Imposto de Renda de criptomoedas

A Receita Federal passou a exigir, a partir deste ano, que os detentores de criptomoedas as declarem no Imposto de Renda, e criou códigos específicos para a ação.


Curso de extensão da Engenharia Mackenzie abre cadastro para 2022

Curso sobre soluções inovadoras e sustentáveis para a Construção Civil acaba de certificar 1ª turma de 200 alunos.


Abertas inscrições para curso on-line de Apicultura para iniciantes

Os interessados em iniciar uma criação de abelhas, têm agora a oportunidade de se capacitarem para começar a criar abelhas africanizadas.

Abertas inscrições para curso on-line de Apicultura para iniciantes

Curso sobre remuneração de influenciadores digitais

Você sabe como funciona a remuneração de influenciadores digitais?


Fundação Energia e Saneamento oferece atividades on-line

Com experimentos científicos, vídeos e muita informação, a instituição busca mostrar a importância da preservação da história e dos recursos naturais.


Instituição oferece cursos gratuitos de capacitação

São mais de 2.200 vagas nas áreas da Saúde, Gastronomia e Direito.


6 cursos gratuitos sobre gestão e planejamento financeiro

A Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro – oferece os cursos com o objetivo de aumentar a educação financeira do brasileiro, principalmente, agora em tempos de pandemia, que ela se mostrou ainda mais fundamental.


Exposição virtual conta a história dos jogos eletrônicos

A ação é realizada pelo Museu de Computação Odelar Leite Linhares do ICMC.


Embrapa abre inscrições para curso sobre plantas aromáticas e condimentares

A ideia do curso é apresentar aos participantes o universo dessas plantas de uma forma simples e com linguagem acessível.


Sebrae Minas realiza capacitações gratuitas sobre a educação atual

Jornada de Educação Empreendedora, Financeira e Cooperativista 2021 terá lançamento on-line no dia 27 de abril, com palestra sobre inovação educacional.


Empresa oferece cursos gratuitos de tecnologia

Qualifica lançou dois cursos de tecnologia voltados para profissionais das áreas de TI e comunicação.