Portal O Debate
Grupo WhatsApp

10 filmes com mulheres protagonistas

10 filmes com mulheres protagonistas

08/12/2017 Oscar D'Ambrosio

Final de ano é época de listas.

 ara esquentar os corações natalinos, fiz uma sobre filmes protagonizados por mulheres que pode ser utilizada para discutir empoderamento feminino, posição das mulheres nas artes plásticas e processo criativo de modo geral, algo repleto de mistérios, segredos e fascínio. Aqui vão as obras selecionadas:

Camille Claudel (1989) - Direção: Bruno Nuytten

Nesta obra, é privilegiada a relação da escultora (Isabelle Adjani), com o mestre Auguste Rodin (Gérard Depardieu). Após 15 anos de um jogo amor/ódio, ele a afasta. Deprimida e com reações imprevisíveis, é internada pelo irmão mais novo, o poeta Paul Claudel, num hospital psiquiátrico. Ser diferente gera dores interiores terríveis.

Camille Claudel, 1915 (2013) - Direção: Bruno Dumont

A narrativa se passa em 1915, com a escultora, interpretada agora por Juliette Binoche, já internada. Ela deseja sair argumentando que é mentalmente sã, mas, enquanto isso, convive com todo tipo de psicótico, tendo como única esperança aguardar o retorno de uma carta enviada ao irmão Paul Claudel. Enfoca o drama de uma espera num ambiente hostil.

Carrington - Dias de Paixão (1995) - Direção: Christopher Hampton

Na Inglaterra, em 1915, a pintora Dora Carrington (Emma Thompson) se apaixona pelo escritor gay e 15 anos mais velho Lytton Strachey (Jonathan Pryce). Durante 17 anos, é estabelecido um universo complexo, em que ela e ele mantém amantes em paralelo, mas sem deixar de manter o extremo afeto um pelo outro e carreiras nem sucedidas

Artemisia (1997) - Direção: Agnès Merlet

Artemisia Gentileschi (Valentina Cervi), embora filha de pintor, conviveu, no século XVII, com uma sociedade que não lhe permitia entrar na Academia. Ao passar a ter aulas com um artista, é estuprada. Move então um processo. É torturada, sai vencedora, mas o agressor nunca cumpriu a pena. A impunidade vem de longe!

Frida (2003) - Direção: Julie Taymor

Foca a vida da conturbada pintora Frida Kahlo (Salma Hayek). Um dos principais nomes da arte no México, é mostrada em seus casamentos aberto com Diego Rivera, no romance com Leon Trotsky e nos elos com várias outras mulheres. Tudo isso em meio às terríveis dores que a acompanharam desde um terrível acidente de trânsito. Que biografia!

A Pele (2005) - Direção: Steven Shainberg

A fotógrafa Diane Arbus (Nicole Kidman) consagrou-se ao mostrar imagens que enfocavam o bizarro, o inusitado e o diferente. O filme trata da série realizada com um portador de tricotomia, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pêlos em todo o corpo. O filme revela a possibilidade de desenvolver um trabalho belo, autoral e delicado.

Grandes Olhos (2015) - Direção: Tim Burton

É a história da pintora Margaret Keane (Amy Adams), um sucesso comercial dos anos 1950. Célebre pelos retratos de crianças com olhos grandes, teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras. É uma aula de autoconhecimento como artista e mulher.

Maudie (2016) - Direção: Aisling Walsh

Desde sua juventude, a canadense Maud Lewis (Sally Hawkins) sofre com artrite reumatoide, que causa deformações, inflamações e dores insuportáveis. Ela trabalha como empregada doméstica e, em paralelo, pinta, tornando-se uma arista conceituada em seu estilo naif. A mescla de rebeldia, resignação e humanidade comove.

La Danseuse (2016) - Direção: Stéphanie Di Giusto

Conta história de Loïe Fuller (1862 - 1928), artista norte-americana radicada na França. Interpretada por Soko, foi uma das pioneiras da dança moderna. Criou uma forma de apresentação revolucionária, com extremo esforço físico, trajes elaborados e recursos de iluminação nunca antes vistos, tornando a dança não uma diversão, mas uma arte.

Manifesto (2016) - Direção: Julian Rosefeldt

Com figurinos e sotaques diferentes, em diferentes cenários, a atriz Cate Blanchett vive 13 personagens, interpretando trechos de movimentos artísticos, que vão do ´Manifesto comunista´ (1848), de Marx e Engels, às ´Regras de ouro para filmar´ (2002), de Jim Jarmusch, passando pos textos dadaístas e surrealistas. Simplesmente um espetáculo!

Faça também a sua lista!

* Oscar D´Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.



Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para a próxima turma de Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

Só podia ser mulher…

Levanta a mão a mulher que nunca ouviu essa frase. Bem, não aconselho esperar muito para ver essa tal mão surgir estendida, muito menos se você estiver de pé.

Autor: Jéssica Chagas Lydes

Só podia ser mulher…

Seja mais otimista

Você sabia que ser otimista pode influenciar positivamente no seu desempenho? Algumas pesquisas já comprovaram isso.

Autor: Juliana Brito

Seja mais otimista

Silicone atrapalha a amamentação?

Médico tira dúvidas que podem surgir ao realizar uma mamoplastia de aumento.

Autor: Divulgação

Silicone atrapalha a amamentação?

A Justiça Restaurativa em defesa das mulheres

O Brasil ainda está muito longe de ser um exemplo de sociedade que respeita e protege suas mulheres.

Autor: Jéssica Gonçalves

A Justiça Restaurativa em defesa das mulheres

A luta feminina também é contra o câncer de colo de útero

As mulheres devem ter em mente é que a prevenção precisa ser tratada com prioridade.

Autor: Celso di Lascio

A luta feminina também é contra o câncer de colo de útero

A intuição feminina

A intuição pode ser, por vezes, confundida com o que algumas pessoas costumam chamar de “sexto sentido”, porém a intuição é muito mais profunda e palpável.

Autor: Camila Carvalho Duarte


Elas no comando: a potência da gestão feminina para os resultados corporativos

À medida que celebramos o Dia Internacional da Mulher, convido a todos a refletir sobre o papel fundamental das mulheres na liderança empresarial.

Autor: Ellen Gonçalves

Elas no comando: a potência da gestão feminina para os resultados corporativos

O árduo caminho de uma mulher rumo à liberdade

Em tempos passados, a condição feminina era definida pela submissão a outros, seja a Deus, à igreja ou ao convento.

Autor: Fabiana Guntovitch

O árduo caminho de uma mulher rumo à liberdade

Mulheres protagonizam gestão financeira dos lares brasileiros

Oito a cada dez mulheres contribuem nas finanças do lar; e elas buscam se informar para garantir uma relação saudável com o dinheiro.

Autor: Divulgação

Mulheres protagonizam gestão financeira dos lares brasileiros

Saúde mental feminina X etarismo no trabalho

32 % das mulheres acima de 50 anos sofrem com o desemprego no Brasil.

Autor: Divulgação

Saúde mental feminina X etarismo no trabalho

Estressadas e com razão: por que a sobrecarga é maior para as mulheres?

Psicólogo dá dicas de saúde mental e explica as razões pelas quais o universo feminino é mais suscetível ao estresse, ansiedade e depressão.

Autor: Divulgação

Estressadas e com razão: por que a sobrecarga é maior para as mulheres?