Portal O Debate
Grupo WhatsApp

12 razões para investir num plano de recuperação de desastres

12 razões para investir num plano de recuperação de desastres

07/03/2014 Adriano Filadoro

Interrupções acontecem. Seja por falhas técnicas, humanas, fraudes ou desastres naturais. O que vai determinar a gravidade do problema é o quanto sua empresa está preparada para esse tipo de ocorrência.

Vale dizer que um bom plano de recuperação de desastres envolve muito mais do que o armazenamento off-site ou o processamento do backup. É fundamental pôr no papel de forma detalhada tudo o que estiver relacionado a esse plano de contingência, considerando todas as funções críticas e as funções do negócio.

Esse documento deve incluir, também, o passo a passo de procedimentos testados e aprovados que, quando seguidos, devem garantir a continuidade das operações. Por inúmeros motivos, mas principalmente por falta de alguém que pense a empresa estrategicamente no longo prazo, muitas organizações são pegas de surpresa por um acontecimento que as fazem ‘desligar’ e perder conteúdo – ainda que temporariamente.

Nesse sentido, é imperativo que haja uma mudança cultural dentro das empresas, lidando com a possibilidade de um desastre na área de Tecnologia da Informação de modo semelhante com que optamos por fazer um seguro de vida, de casa ou de carro. A diferença é que se houvesse um seguro para os negócios muito provavelmente não compensaria a perda incalculável decorrente da interrupção.

O verdadeiro seguro das empresas, então, é estarem preparadas para o incerto. Para quem ainda não está convencido da necessidade de um plano de recuperação de desastres, seguem 12 bons motivos para rever essa postura e começar a considerar estar preparado para eventualidades:

1. Reduzir perdas financeiras em potencial

2. Garantir maior segurança para clientes e colaboradores

3. Reduzir obrigações de responsabilidade civil

4. Minimizar o risco da exposição negativa

5. Reduzir o tempo de interrupção das operações

6. Garantir maior estabilidade da organização diante de imprevistos

7. Descentralizar a solução dos problemas

8. Proporcionar uma recuperação bem orquestrada

9. Proteger os ativos da empresa

10. Reduzir prêmios de seguro

11. Minimizar o impacto de eventuais desastres

12. Facilitar o gerenciamento de crise.

É importante ressaltar a importância da equipe de gerenciamento, já que ela coordena o processo de recuperação. São indivíduos especialmente preparados para avaliar o desastre, ativar o plano de recuperação, e fazer contato com os gerentes de outras equipes – a fim de que cada um deles ponha em prática o que deve ser feito, dentro do prazo estabelecido e dentro do orçamento acordado. Essa equipe de gerenciamento de crise também supervisiona documentos e acompanha o processo de recuperação, sendo responsável pelas decisões em termos de definição de prioridades, políticas e procedimentos.

Os serviços em nuvem também são parte estratégica da recuperação de desastres. Eles possibilitam às empresas baixar custos operacionais em contratos mais flexíveis. Com isso, empresas que antes não contemplavam investimentos de grande monta na prevenção desse tipo de problema agora sentem-se encorajadas a tomar essa atitude preventiva tão importante. Trata-se de um modelo de negócio em que o cliente tem acesso a uma variedade de serviços, aplicações e soluções garantidos pelo provedor.

A estratégia é permitir que se tenha acesso aos dados da empresa de forma remota, podendo, também, fazer upgrades de maneira rápida, fácil e sem interrupções. Além disso, o comprometimento de determinada infraestrutura não chega a afetar o conjunto, já que é possível passar a acessar os dados recorrendo a outra plataforma.

*Adriano Filadoro é diretor de tecnologia da Online Data Cloud, empresa de tecnologia e negócios que atua há 20 anos na indústria de TI.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves