Portal O Debate
Grupo WhatsApp

15 anos de compromisso com as grandes questões de interesse público

15 anos de compromisso com as grandes questões de interesse público

05/12/2005 Floriano de Lima Nascimento

Floriano de Lima Nascimento, professor de Direito e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é o responsável pela coluna Idéias em Debate e comemora 15 anos de compromisso com as grandes questões de interesse público.

Anos 80

1 – Publicação sistemática de artigos sobre o fenômeno da violência na sociedade brasileira numa época em que o assunto figurava apenas no noticiário dos grandes jornais. Proposta de criação da “Violenciologia” e da adoção de políticas de contra-violência.

2 – Primeiro artigo publicado na imprensa brasileira propondo o desarmamento e a proibição do comércio de armas.

3 – Proposta de criação na estrutura da ONU, de um tribunal internacional pra combater crimes contra a humanidade. A proposta foi entregue a representantes da Anistia Internacional durante palestra realizada na Escola do Legislativo, na ALMG. Aproximadamente, 5 anos depois, nasceu o Tribunal Penal Internacional.

4 – Publicação de artigos que resultaram na edição da obra “História do Poder Legislativo em Minas Gerais – do século XVI aos dias de hoje”, primeiro livro escrito sobre a ALMG.

5 – Publicação de vários artigos sobre a cultura negra e o racismo. Consultor da Assembléia Legislativa, na época, assessorou o seu presidente, Deputado Genésio Bernardino, na elaboração do projeto de lei sobre o racismo em Minas. Mais tarde, foi nomeado pelo Governador Itamar Franco para fazer parte do Conselho Estadual da Comunidade Negra.

Anos 90

1 – Entrevista concedida ao “O Debate” analisando o Neoliberalismo e alertando para as suas conseqüências no Brasil e no mundo. Publicação, em seguida, de uma série de 10 artigos abordando a gênese e a evolução do ideário neoliberal.

2 – Publicação de uma série de artigos sobre desenvolvimento econômico. Outros temas foram tratados nos campos da Teologia, da Filosofia, da Política, da Ciência e da Cultura. Nas últimas semanas do Século XX, foi publicado a série de artigos “Assim Caminha a Humanidade”, com uma reflexão sobre os fatos mais importantes do Século XX e inventário dos principais desafios a serem enfrentados no Século XXI.

Século Atual

1 – Publicação de artigo propondo a criação do “Parlamento Mundial”.

2 – Publicação de artigo criticando a corrida armamentista e propondo a criação de um imposto internacional sobre a venda de armas, destinado a financiar a implementação das “metas do milênio”.

3 – Publicação da série “Corrupção Nunca Mais” um arquivo fotográfico da corrupção no Brasil e no mundo.

4 – Publicação da série “Fotos sem Retoque”, que pretende ser uma enciclopédia visual da Cultura Humana.

5 – Produção de histórias infantis e de um roteiro para o desenvolvimento econômico do Brasil.

6 - Estudos preliminares para a criação de um centro de formação política, para um Brasil melhor. 



O efeito pandemia nas pessoas e nos ‘in-app games’

É fato que a Covid-19 balançou as estruturas de todo mundo, trazendo novos hábitos, novas formas de consumir conteúdo, fazer compras… E, claro, de se entreter.


A violência e o exemplo dos parlamentos

O péssimo exemplo que os políticos, em geral, dão nos parlamentos, insultando, ridicularizando os antagonistas, leva, por certo, a população a comportar-se de modo semelhante.


Brasileiro residente no exterior, por que fazer um planejamento previdenciário?

É muito comum no processo emigratório para o exterior ter empolgação e expectativas sobre tudo o que virá nessa nova fase da vida.


LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.