Portal O Debate
Grupo WhatsApp

1933: Estréia “King Kong” nos cinemas

1933: Estréia “King Kong” nos cinemas

10/03/2009 Deutsche Welle

 Em 2 de março de 1933, estreava em Nova York o filme do gorila-monstro, um grande sucesso do cinema de horror.

Era a história de King Kong, que consegue se libertar do cativeiro depois de ser levado para Nova York. King Kong narra a história de uma equipe de filmagem que viaja a uma ilha dos mares do Sul para documentar os misteriosos gorilas gigantes.

O monstro e outros animais pré-históricos vivem numa metade da ilha, enquanto a outra é habitada por uma tribo que idolatra King Kong como um deus e lhe oferece sacrifícios humanos. Na Alemanha, o filme chamou-se King Kong e a mulher branca, em referência à paixão do enorme gorila por Ann Darrow, a bela da expedição.

O grupo consegue dominar o animal e acorrentá-lo para o transporte de navio até Nova York. Porém, muito mais forte do que as insignificantes correntes de metal, King Kong consegue se libertar, rapta a mulher que o fascina e provoca o maior caos na selva urbana.

Final trágico e inesquecível

O final é trágico. Quem já não viu a famosa cena do gigantesco gorila agarrado ao Empire State Building, segurando sua amada na palma da mão e sendo bombardeado por aviões de caça de todos os lados? Por fim, cai morto, não sem antes deixar a amada sã e salva num parapeito do arranha-céu. O epílogo é tão marcante que a atriz principal do filme, a canadense Fay Wray, destacou em suas memórias que ficou impressionada com o seu contexto erótico.

Além de Wray, então com 25 anos, atuaram ainda no filme Robert Armstrong, Bruce Cabot, Frank Reicher, Sam Hardy, Noble Johnson e James Flavin. A direção foi de Merian Cooper e Ernest Schoedsack. Destaque também para a música de Max Steiner.

A primeira versão desse argumento baseado na história de Merian C. Cooper e Edgar Wallace foi pioneira na criação e no uso de efeitos especiais. A técnica de Willis O'Brien convence ainda hoje, apesar da evolução tecnológica. Ao comentar o significado de King Kong, o crítico Georg Seesslen escreveu em sua Mitologia do filme de horror: "Antes de ser corrompido pelo ser humano, o enorme macaco Kong é apenas parte da natureza.

Só depois que é tirado do seu meio, vira um monstro. Ao final, é o amante desprezado; o selvagem que não consegue se articular e que se torna vítima de sua paixão." Moral da história: não foram os tiros mortais dos aviões que mataram o rei Kong, e sim o amor.

Mais informações sobre a Alemanha e a Europa no site www.DW-WORLD.DE/brasil



Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.