Portal O Debate
Grupo WhatsApp

2021 e as análises financeiras das empresas em novos cenários

2021 e as análises financeiras das empresas em novos cenários

05/02/2021 Fábio Lima

Frente as transformações de negócios e mudanças drásticas em formatos de relacionamentos, principalmente os comerciais e transacionais, alguns itens básico ou tido como óbvios toma lugar de destaque, não é diferente na avaliação de performance empresarial.

Todos os ajustes visam ter sempre aquela primeira linha da demonstração de resultados do exercício (DRE) alimentada e de preferência em números expressivos alinhados ao que foi planejado. Sim, estamos falando da Receita Bruta, o Faturamento para alguns negócios.

Porém há outros importantes fatores que precisam ser considerados, e voltando ao que é básico, há 3 elementos que não saem de moda, a análise de preço, volume e mix, estes que são os principais componentes de avaliação de receita tendo em vista o planejamento financeiro de uma empresa.

E que vai demorar para ter algo tão simples e eficaz na análise de faturamento e suas variações com o planejamento realizado.

Entendimento de produto e posicionamento de mercado são estratégias que precisam ser validadas com resultados e indicadores, para tal é de suma importância entender a variação da sua receita e saber direcionar as ações corretivas ou potencializadoras dos resultados, colocando mais atenção e ação para melhor direcionamento de gestão empresarial por meio de uma gestão financeira.

Muitas empresas possuem vários produtos e serviços, distintos fluxos de receita e variado número e perfil de clientes, cada um contribuindo de maneira específica nos resultados da empresa.

A forma de iniciar análise destes diferentes impactos é entender e analisar os efeitos de preço médio praticado na venda de produtos e serviços, volume vendido de produtos e serviços e considerar analisar e gerenciar o mix, a variedade de volume e itens comercializados no período.

Estas informações algumas vezes são ocultadas ou ocultas ao se observar o desempenho geral da empresa e as principais métricas de interesse em gestão, que maior parte das vezes considera apenas um dos fatores, normalmente volume.

Portanto, é essencial que a administração, a gerência e os investidores tenham uma visão mais profunda e executem as análises necessárias para tentar isoladamente avaliar o impacto que cada um destes componentes no conjunto de indicadores chave de desempenho de uma empresa.

Quando observar critério de Preço, analisar e entender se além de estar adequado internamente, garantindo uma margem saudável, se ele está adequado ao mercado consumidor, e principalmente ao mercado consumidor pretendido, esta análise ajuda a garantir o adequado posicionamento no mercado e a definir quais ações e medidas precisam ser tomadas para garantir o que foi planejamento e alinhado nas previsões.

Quanto ao volume, a projeção de viabilidade e lucratividade contempla a quantidade mínima (break even point) ou a ideal (Lucratividade e margem pretendida) de itens a serem vendidos e entregues por período e assim entender participação de mercado e também outros fatores como capacidade produtiva, capacidade de entrega e atendimento do mercado e até identificar ações de concorrência que podem impactar crescimento e penetração de mercado , neste caso além do volume vendido e entregue, importante entender o quanto os concorrentes também entregaram no período (principalmente bens de consumo, há empresas especializadas em medir estes volumes de itens vendidos).

A análise do mix têm a premissa de entender e checar se o volume de produtos e serviços projetado e planejamento para serem vendidos e entregues, ou número de serviços prestados, está de acordo com o realmente realizado, as variações ajudam a entender muito sobre o processo interno de entrega, desde área comercial e estratégias de ajustes dos volumes, até checar capacidade interna da empresa.

Feito mensalmente, no mínimo, este trabalho e esforço extra, pode economizar muita dor de cabeça futura, mitigar e resolver questões que certamente surgirão dos membros da equipe de gerenciamento, administradores e stakeholders.

O entendimento dos componentes de variação de volume, mix e preço ajudam a explicar o que ajudou ou prejudicou nas variações positivas e negativas de faturamento, sendo também muito importante para avaliação de risco de um negócio quanto para a elaboração de seu planejamento comercial, e alinhamento com a perspectiva de processos (comercial – produção – administração de vendas), com a perspectiva financeira (Resultados – Faturamento – Participação).

* Fábio Lima é consultor empresarial, executivo de finanças, master coach e CEO da LCC – Light Consulting & Coaching – especialista em soluções em consultorias e mentorias para empresários e gestores.

Para adquirir LIVROS clique aqui…

Fonte: Vervi Assessoria



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra