Portal O Debate
Grupo WhatsApp

3 atitudes que fortalecem a liderança

3 atitudes que fortalecem a liderança

15/05/2015 Eduardo Shinyashiki

Existem algumas atitudes que fortalecem as habilidades de liderança.

A palavra liderança no sentido da sua raiz indo-europeia “leith” significa “superar um limite, uma fronteira”, “capacidade de moldar o futuro" e “inovar de uma maneira profunda”.

Ao explorar essas características nos líderes, foi constatado que a atenção não deve ser focada “no que” e “como” os líderes fazem, mas sim “de onde” eles fazem, isto é, identificar de qual espaço interior vem a sua força e nascem as suas ações. Seguindo esse raciocínio, existem algumas atitudes que fortalecem as habilidades de liderança e facilitam o sucesso na gestão, são elas:

1- Atitude Mental

A atitude mental e o estado de espírito determinam as ações do ser humano. Há diferentes maneiras de encarar a realidade e os desafios, mas é o nosso tipo de atitude mental que influencia o resultado – e o líder sabe bem isso. Quando sentimos segurança em nós mesmos e temos confiança no futuro, criamos um sentimento indispensável para agir e iniciar a realização dos nossos objetivos: uma atitude mental positiva. Isso privilegia as possibilidades de sucesso e fortalece uma mentalidade vencedora.

2- Estar sempre aberto a aprender

Isso significa, em essência, estar aberto às novidades, a inovar, a ouvir e a ser flexível. Essas atitudes deixam a pessoa mais atenta às novas soluções para transformar uma dificuldade em oportunidade. Para uma pessoa se tornar mental e emocionalmente mais forte e poder cada vez mais agir ao invés de reagir às situações e às pessoas é preciso aprender em relação ao lado técnico do próprio trabalho, adquirir novos conhecimentos e aprender também a lidar consigo mesmo e com as pessoas, fortalecendo a inteligência emocional e tornando-se mais eficaz nas ações e nos resultados.

3 - Priorizar a Equipe

O líder se dedica para que o trabalho seja realizado de forma compartilhada, com a intenção verdadeira e honesta de inspirar os colaboradores e trabalhar para um objetivo comum e para o interesse dos envolvidos. É a intenção autêntica de honrar e respeitar os outros que torna um líder inspirador e isso forma equipes comprometidas. Será essa combinação que irá determinar o nível de sucesso do grupo. Exercer um papel de liderança não se limita ao cargo na empresa, mas significa, além de conhecer e explorar as mudanças profundas nas pessoas, nas organizações e na sociedade dos tempos atuais, saber liderar a si mesmo. Isso quer dizer cuidar e fortalecer as próprias competências pessoais para manter o foco e chegar ao resultado e na realidade desejada. Cabe a cada um de nós criarmos as atitudes e o compromisso com a prosperidade e a realização.

*Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli