Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 tendências de marketing digital para 2018

5 tendências de marketing digital para 2018

15/12/2017 Eduardo Cortez

No início de cada ano fazemos nossa previsão de tendências de marketing digital.

Em 2015, o foco foram os sites responsivos. Em 2016, colocamos nossa atenção nas estratégias mobile first. Em 2017, priorizamos o marketing de conteúdo como uma das grandes estratégias do ano. Ao olhar para trás, vemos inúmeras conquistas.

Por exemplo, através da criação de uma série de conteúdos conseguimos aumentar em 30% o tráfego orgânico, não pago, de um de nossos clientes. Quando sua marca precisa atingir o consumidor, o caminho mais assertivo é o marketing digital e o ano de 2017 provou que o conteúdo de qualidade foi a bola da vez, além de ser a principal ponte de acesso aos consumidores.

Quem vem acompanhando essa e outras tendências pôde colher resultados melhores em suas campanhas. Com crescimento anual de 23%, segundo a ComScore, o marketing digital vai representar ações ainda mais fortes em 2018.

Para ajudar o seu negócio a prosperar, confira algumas tendências de marketing digital para você aplicar para a sua marca em 2018:

Automação de marketing

Ser ágil e ter seu relacionamento com o cliente amadurecido: a automação das ações de marketing do seu negócio vai gerenciar suas campanhas de vendas. Para 2018, a automação de marketing baseada em micro momentos do seu cliente será a estratégia implementada e mais correta a confiar. Sua marca pode investir em:

- Chatbots

- Inteligência artificial

- Omnichannel

Dessa forma, seu cliente poderá interagir com sua marca por meio de uma interface de comunicação, que lhe garantirá rápido atendimento. Essas soluções são grandes potenciais que amadurecerão mais em 2018.

Foco no Mobile

O tempo utilizando smartphones cresceu, enquanto o uso do desktop diminuiu – cerca de 2/3 do tempo gasto em mídias digitais é feito por meio do celular. Desta forma, seu negócio deve ter potencial para gerar tráfego pelo mobile e, por que não, ganhar dinheiro? Com uma vasta rede de aparelhos, existe uma competição publicitária alta no mobile, porém, quem estiver bem assessorado vai conseguir captar leads de modo mais qualificado. Sua marca pode investir em:

- Sites responsivos e mobile first com recursos intuitivos

- Conteúdo flexível e adaptado para o mobile

Em 2018, as transações por smartphones tendem a crescer mais e, no futuro, as compras podem ser feitas mais pelos celulares do que pelo desktop. Dessa forma, o site do seu negócio precisa acompanhar essas mudanças.

Métricas de audiência avançadas


Com campanhas em múltiplas plataformas, o principal cuidado é ter certeza que os objetivos das ações foram definidos e as principais métricas podem ser medidas e acompanhadas. No marketing digital tudo pode ser medido, portanto, atente para cada centavo investido para não potencializar aquilo que não está trazendo retorno para o seu negócio.

Conteúdo inteligente

Por que apresentar 10 modelos de carros para seu cliente se ele já sabe qual comprar? A jornada de compra do seu cliente mudou e isso aconteceu antes de 2017, mas foi possível notar que marcas que apostaram no marketing de experiência tiveram mais sucesso. Nesse ponto, conhecer seu cliente, sua jornada de compra e oferecer exatamente o que ele está buscando são as diferenças entre vender ou não vender. Sua marca pode investir em:

- Conteúdo orientado para o cliente, ou seja, base, meio e topo de funil.

- Conteúdos de SEO podem ser otimizados, mas também devem ser criativos, informativos e conversacionais com seu cliente.

Vídeos

Se o consumo de conteúdo pelo smartphone só cresce, saiba que o consumo de vídeos por streaming aumentou 90% nos últimos três anos, segundo dados do Google. Vídeo é interativo e uma maneira de impactar seu consumidor com mais sucesso. Além disso, o vídeo ainda é um conteúdo utilizado em múltiplas plataformas como, as mídias sociais e lives para uma comunicação mais instantânea da sua marca com o seu lead. Sua marca pode investir em:

- Vídeos exclusivos para o mobile, rápidos e dinâmicos, assim como publicidade em vídeo direcionado ao lead.

- Conteúdo audiovisual em landing pages.

* Eduardo Cortez é presidente LATAM da Search Optics e está a frente do desenvolvimento de oportunidades e estratégias com montadoras e marcas nacionais para o Brasil e América Latina.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes