Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Alemanha nos deu o recado

A Alemanha nos deu o recado

13/06/2016 Zair Candido de Oliveira Netto

A Seleção Brasileira pós 7x1 é outra para o mundo do futebol.

A Alemanha nos deu o recado

Semifinal da Copa do Mundo de 2014, Mineirão lotado, um passo da final, com a mão na taça, sonho do hexa, hegemonia de títulos, final no Maracanã e muita expectativa do povo brasileiro.

Porém, esquecemo-nos de uma Alemanha no caminho... 7x1: o maior vexame de todas as copas do mundo na história do futebol mundial. A Seleção Brasileira pós 7x1 é outra para o mundo do futebol.

Estes 7x1 foram a gota d’agua para as decisões equivocadas da CBF. Como uma instituição com uma receita de meio bilhão de reais não organiza e profissionaliza o nosso futebol?

Concluímos que administramos mal e não planejamos nada - muito por decisões equivocadas de pessoas não preparadas para a função, paradas no tempo, que não aceitam mudanças, que não delegam, que não planejam e que não conseguem analisar o ambiente externo, verificando as oportunidades e as ameaças do mercado do futebol.

A Seleção da Alemanha deu o recado para o Brasil e parece que não aprendemos a lição. Quase no aniversário de dois anos dos 7x1, estamos em sexto lugar nas eliminatórias para a Copa de 2018.

Será que a CBF vai presentear o povo brasileiro com a desclassificação do Brasil? Outro vexame mundial e mais uma histórica marca negativa para o futebol brasileiro. Continuamos cometendo os mesmos erros do passado, colocando pessoas despreparadas à frente da Seleção Brasileira.

Estamos sem comando, sem alguém que possa realmente fazer a diferença. Porém, como a CBF está um caos administrativo e judicial, me parece que preferem morrer a se entregar - e aí todo povo apaixonado pelo futebol brasileiro morre junto... definitivamente, não merecemos isso.

Em setembro, vamos a mais uma rodada das eliminatórias 2018 - jogamos com o líder Equador, fora de casa e com a Colômbia no segundo jogo. Hoje, a Colômbia está em quinto lugar, mas pode enfrentar o Brasil posicionada na segunda colocação, pois joga uma rodada antes em casa com a última colocada, a Venezuela.

O cenário não é bom para o que temos apresentado. Escutamos de tudo: que os jogadores não têm comprometimento, falta de treinamento, problemas psicológicos, pois a equipe sente a pressão dos adversários e não consegue jogar.. ora, esses jogadores da nossa Seleção estão acostumados a grandes pressões e sabem muito bem o funcionamento de sistemas táticos, pois jogam no futebol mais competitivo do mundo.

O que falta mesmo na CBF é mudança, é aceitar que necessitamos de pessoas capacitadas em todos os setores, sem ficar com melindres de que não gosta de fulano ou ciclano. O Brasil tem pessoas competentes para comandar o futebol brasileiro.|

Infelizmente, acredito que a máquina administrativa só saia do poder com uma desclassificação para o próximo mundial. Não há como obter sucesso com um modelo de gestão ultrapassado - a Alemanha nos deu o recado. Será que em setembro teremos novidades? Talvez seja tarde para uma recuperação.

Estaremos com 44% da competição realizada. Isso dá uma boa amostra do resultado final. Clamo à CBF para não nos dar um vexame maior que os 7x1... a desclassificação para a Copa do Mundo de 2018. O povo brasileiro não merece isso.

* Zair Candido de Oliveira Netto é coordenador de Educação Física da Universidade Positivo.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes