Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A arquitetura da vida

A arquitetura da vida

18/03/2018 Oscar D'Ambrosio

Universo amplo e fascinante, a arquitetura é uma área do conhecimento que vive no limite com outras.

Decorre daí um charme especialíssimo. Há nela arte, sociologia, cálculo, construção e discussões densas sobre o que é a vida das pessoas e o que pode ser. Por isso, conhecer prédios de uma cidade é uma forma de apreender algo de uma civilização.

A arquitetura de Chicago é um tema intrigante e tangencial do filme ´Um homem de família´. Dirigido por Mark Wiliams, conta a história de um caçador de talentos envolvido numa cruel disputa por um posto de chefia. Nesse processo, seu filho de 10 anos recebe diagnóstico de leucemia.

Repensar as relações com o trabalho e a família impõe-se como necessidade. O menino é mostrado no quarto desenhando prédios de Chicago, cidade em que a família mora. Ele recebe de uma professora uma lista dos principais projetos arquitetônicos do município.

E, assim, vendo a vida escoar pelos vãos dos dedos, o menino percorre com os pais esses locais. E ali são encontradas lições de convivência, de diálogo com o espaço e de sobrevivência. Onde muitos veriam pedra, cimento, vidro, luz e concreto, olhos treinados e corações sensibilizados enxergam vida.

Cada construção abre olhares e portas para novas possibilidades da existência. Veja ou reveja o filme nessa perspectiva!

* Oscar D´Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.



Dizer o que não se disse

A 3 de Janeiro de 1998, Fernando Gomes, então Presidente da Câmara Municipal do Porto, apresentou o livro de Carlos Magno: “O Poder Visto do Porto - e o Porto Visto do Poder”.


Pegando o ônibus errado

Certo dia, o cidadão embarca tranquilamente na sua costumeira condução e, quadras depois da partida, em direção ao destino, percebe que está dentro do ônibus errado.


Resiliência em tempos de distanciamento social

Em meio à experiência que o mundo todo está vivendo, ainda não é possível mensurar o impacto do distanciamento social em nossas vidas, dada a complexidade desse fenômeno e a incerteza do que nos aguarda.


Nasce a organização do século 21

Todos sabemos que a vida a partir de agora – pós-epidemia ou período de pandemia, até termos uma vacina – não será a mesma.


Luto e perdas na pandemia: o que estamos vivendo?

Temos presenciado uma batalha dolorosa em todo o mundo com o novo coronavírus (COVID-19).


Encare a realidade da forma correta

Em algum momento todos nós vamos precisar dessa mensagem.


Contraponto a manifestação do Jornalista Lucas Lanna

Inicialmente gostaria de parabenizar o jovem e competente jornalista Lucas Lanna Resende, agradecendo a forma respeitosa que diverge da matéria por mim assinada e intitulada “O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson”.


O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson?

Nos últimos dias, um artigo intitulado O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson, do advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Bady Curi, foi publicado neste espaço


O Brasil deve um almoço a Roberto Jefferson

A esquerda diz temer pela Democracia em razão de alguns pronunciamentos do Presidente Bolsonaro.


O Brasil, a logística e os “voos de galinha”

Parcerias público-privadas, com base no tripé da sustentabilidade podem proporcionar excelentes projetos para a logística no Brasil.


Eça e a famosa estatueta

Nos derradeiros anos do século transacto, tive a oportunidade de conhecer e entrevistar, D. Emília Eça de Queiroz.


Roda de histórias

Meu avô paterno, Seu Dito, era um bom contador de histórias. Contava com a mesma ênfase, fatos e ficções.