Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A arquitetura da vida

A arquitetura da vida

18/03/2018 Oscar D'Ambrosio

Universo amplo e fascinante, a arquitetura é uma área do conhecimento que vive no limite com outras.

Decorre daí um charme especialíssimo. Há nela arte, sociologia, cálculo, construção e discussões densas sobre o que é a vida das pessoas e o que pode ser. Por isso, conhecer prédios de uma cidade é uma forma de apreender algo de uma civilização.

A arquitetura de Chicago é um tema intrigante e tangencial do filme ´Um homem de família´. Dirigido por Mark Wiliams, conta a história de um caçador de talentos envolvido numa cruel disputa por um posto de chefia. Nesse processo, seu filho de 10 anos recebe diagnóstico de leucemia.

Repensar as relações com o trabalho e a família impõe-se como necessidade. O menino é mostrado no quarto desenhando prédios de Chicago, cidade em que a família mora. Ele recebe de uma professora uma lista dos principais projetos arquitetônicos do município.

E, assim, vendo a vida escoar pelos vãos dos dedos, o menino percorre com os pais esses locais. E ali são encontradas lições de convivência, de diálogo com o espaço e de sobrevivência. Onde muitos veriam pedra, cimento, vidro, luz e concreto, olhos treinados e corações sensibilizados enxergam vida.

Cada construção abre olhares e portas para novas possibilidades da existência. Veja ou reveja o filme nessa perspectiva!

* Oscar D´Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.



O bullying retorna a sala de aula

Os últimos anos trouxeram intensa mudança para o universo escolar.

O bullying retorna a sala de aula

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade.

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Polícia liberada para trabalhar como sabe

Os contumazes amantes da desordem e defensores intransigentes dos criminosos torceram o nariz quando o governador Rodrigo Garcia determinou o aumento do número de policiais nas ruas (a cidade de São Paulo aumentou de 5 mil para 9.740 o número de policiais em ação) e declarou que quem levantar arma contra a polícia vai levar bala.


Eleições e os bélicos conflitos entre os Poderes

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e, agora, as Forças Armadas estão aumentando a ofensiva contra a transparência e a segurança do processo eleitoral no Brasil.


Os amores de Salazar

O conceito que se tem de Salazar, é de político solitário, déspota e por vezes impiedoso. Mas seria o estadista, realmente, assim?


Expectativa de grande crescimento

Em função da pandemia causada pela covid-19, os anos de 2020 e 2021 foram bastante desafiadores, particularmente para a indústria de máquinas e equipamentos.


A importância da diversificação de investimentos em diferentes segmentos

Mesmo com os desafios impostos por dois anos de pandemia, o volume de investimentos para iniciativas brasileiras em 2021 foi expressivo.


Muito além do chip da beleza

Você, com certeza, nos últimos meses já ouviu falar do famoso “chip” da beleza.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento