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A automação comercial e o canal Food Service

A automação comercial e o canal Food Service

04/07/2008 Divulgação

O segmento brasileiro de food service – formado por restaurantes, lanchonetes, bares e outros agentes que oferecem refeições fora do lar – tem obtido números importantes nos últimos anos, com crescimento de 20% só entre 2005 e 2006 e quase 1 milhão de estabelecimentos atualmente.

O aquecimento do setor tem favorecido o surgimento de novos negócios (de pequeno, médio e grande porte), a ampliação das redes e o aumento da concorrência. Com isso, cresceu também a demanda por serviços mais avançados e eficientes, tanto para melhorar o atendimento ao consumidor como para simplificar o controle gerencial das unidades. O desenvolvimento do canal food service tem um forte aliado no uso de tecnologias de gestão empresarial. Atentas às possibilidades que não param de surgir com a informatização cada vez mais sofisticada e também com a internet, grandes e pequenas empresas do setor têm implantado soluções de automação comercial para tornar o gerenciamento mais prático e completo.

Mas esse não é o único benefício. Além de trazerem facilidades à administração de estabelecimentos, softwares e aplicativos também servem como importantes ferramentas para acompanhar e planejar a expansão do negócio, já que agregam recursos para armazenar dados financeiros e até mesmo gerar estatísticas.Integrar e consolidar informações estratégicas, além de ter acesso a uma perfeita operacionalização da loja, é fundamental para agilizar a tomada de decisões e aumentar a rentabilidade. É justamente ao suprir essas necessidades que a automação comercial contribui de forma direta para o crescimento do segmento de food service. O uso dessa tecnologia poupa tempo e dinheiro e permite a realização de maiores investimentos.

Novas tecnologias

Em uma época em que o consumidor busca aproveitar as facilidades da internet com compras e pedidos feitos à distância, o uso de softwares e aplicativos para melhorar a gestão de restaurantes, lanchonetes, bares e padarias, entre outros, contribui para que estes se adaptem mais facilmente às novas necessidades do mercado. Os mais avançados sistemas de automação comercial promovem uma perfeita integração entre as transações realizadas de forma presencial e pela internet, permitindo a realização de operações on-line como pagamentos, encomendas e reservas sem que isto implique despesas com tecnologias adicionais. Além disso, esse recurso permite que registros decorrentes de vendas pela internet ou no próprio estabelecimento sejam armazenados automaticamente em um mesmo banco de dados, facilitando a gestão e o planejamento das unidades do setor.

Os benefícios da automação comercial são numerosos e não se restringem às grandes franquias. A tecnologia já é acessível a pequenas empresas do canal food service por conta da oferta de soluções modulares, que permitem a aquisição somente das ferramentas necessárias para atender às necessidades de um negócio. Isto reduz o custo de implantação do serviço e permite o uso de aplicativos de gestão que se encaixam perfeitamente às operações de um estabelecimento. Desta forma, pequenas e grandes empresas do setor não deixam de ter, em decorrência da falta de recursos, as vantagens de uma tecnologia que certamente irá contribuir para a expansão do negócio, aproveitando o embalo do crescimento do segmento de food service.

* Rubens Ferraz é presidente da Eclética Informática



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