Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A bolha imobiliária brasileira estourou?

A bolha imobiliária brasileira estourou?

22/05/2015 Luiz Antônio Rodrigues

O momento é de estabilidade no mercado imobiliário brasileiro, mas acredito na melhora do segmento nos próximos meses.

Para todo período de tempestade há o momento de bonança. O que vemos hoje, em meio à crise político-econômica que o país atravessa é uma estabilização de preço e um maior estoque de unidades residenciais nas principais cidades do país. O que favorece o comprador de imóvel, que tem muitas e boas opções à disposição. Mas, na realidade a bolha não existe e nunca existiu no país! Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, especialmente em bairros da Zona Sul, em imóveis de alto luxo há ajustes de preços com leve aumento.

Uma vez que os brasileiros que estavam aplicando seu capital no exterior, principalmente no mercado imobiliário americano, tiveram uma surpresa nos últimos meses, pois, este mercado teve uma alta média de 90% de reajuste nos preços dos imóveis de 2012 para cá, devido à recuperação da economia dos EUA. Com isso, os brasileiros ficaram desmotivados a aplicar em imóveis nos EUA, pois o dólar teve um ajuste de 70% e o imóvel, como já explicado, teve aumento de 90% no mesmo período.

Enquanto isso, a busca por imóveis para locação tem a mesma continuidade, pois o déficit habitacional para a classe média e para imóveis comerciais é muito grande! E a tendência é a população aumentar nesta faixa econômica, assim como o número de imóveis comerciais, pois não foram construídos, nos últimos cinco anos, empreendimentos que atendam à classe média, muito menos com perfil comercial, uma vez que as construtoras se dedicaram a lançar em série imóveis populares ou de alto luxo.

Apesar dos juros em torno de 12% ao ano, o mercado imobiliário sempre será uma opção que não apresenta riscos ao investidor e àqueles que querem poupar com segurança qualquer valor financeiro. A maioria dos brasileiros tem perfil conservador e quando a economia não dá a credibilidade necessária à total tranquilidade, o imóvel é a opção mais segura e eficaz para investimentos pessoais e jurídicos. Com 36 anos de experiência no mercado imobiliário acredito que podemos crescer nos momentos de crise.

Tanto que, em março deste ano reinaugurei uma unidade da minha empresa. Localizada no bairro Nova Suíça, a sede é moderna, com estacionamento próprio, preparada exclusivamente para o atendimento dos clientes que buscam imóveis na região e funcionará como uma importante força de vendas para as outras unidades da empresa. Além deste investimento e atento às necessidades e demandas do mercado, nós, da LAR Imóveis, também agregamos recentemente ao nosso quadro de colaboradores profissionais especializados em imóveis industriais, corporativos, áreas e lotes.

O objetivo desta contratação é um atendimento mais personalizado aos investidores que buscam grandes perfis de imóveis. O comportamento do brasileiro mudou e muitas construtoras estão investindo em áreas para a construção de condomínios, como opção de segunda casa, e de investidores que, com a descrença na economia do país preferem investir no mercado imobiliário, que é mais seguro.

*Luiz Antônio Rodrigues é Presidente da LAR Imobiliária.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado