Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A carência de pessoal qualificado na indústria mineira

A carência de pessoal qualificado na indústria mineira

31/10/2017 Cristiano Carlos

A indústria mineira vem demonstrando recuperação lenta e gradual no decorrer deste ano.

A carência de pessoal qualificado na indústria mineira

As quedas na produção industrial estão menos intensas e aos poucos alguns setores do estado vão saindo do vermelho, como a produção de veículos automotores, por exemplo. Mas, no geral, o faturamento das empresas e a criação de vagas de emprego na indústria de Minas Gerais ainda registram números negativos.

Em agosto, o faturamento das firmas do estado caiu 1%, em comparação ao mês anterior. O número de vagas de trabalho nas empresas mineiras esteve praticamente estável em agosto, quando comparado ao desempenho de julho.

Porém, na comparação com o mesmo período de 2016, a taxa de emprego nas indústrias caiu para quase 5,5%. Os dados são da Federação das Indústrias de Minas Gerais. Outro fator que pode influenciar negativamente no preenchimento de vagas nas indústrias mineiras diz respeito à capacitação profissional do trabalhador.

De acordo com o Mapa Industrial 2017-2020, do Senai, a região Sudeste do País vai precisar qualificar mais de um milhão de técnicos profissionais para atender à necessidade da indústria local nos próximos quatro anos. O problema é que cerca de 61% das empresas brasileiras têm dificuldades de encontrar no mercado profissionais técnicos capacitados para o preenchimento de vagas, de acordo com a pesquisa Escassez de Talentos, publicada em 2015.

Para o deputado Federal, Lincoln Portela, do PRB mineiro, o ensino técnico no país não tem condições de formar profissionais suficientes para atender as demandas das indústrias. Ele explica que as escolas voltadas para o ensino técnico estão em estado precário por falta de investimento dos governos Federal e Estadual.

“As escolas técnicas profissionalizantes estão sucateadas no Brasil e nem existem. Nós perdemos várias escolas destas e não há investimentos no Brasil nesse sentindo. Desta maneira acabamos importando mão-de-obra ou acabamos ficando sem a qualificação devida. E as empresas, querendo produzir, querendo andar, sendo emperradas pela própria burrice e estultice dos governos de plantão.”

O governo Federal espera que o Novo Ensino Médio, que foi sancionado pelo presidente da República em fevereiro, possa contribuir para a formação técnica no país. A nova base curricular do ensino médio prevê a flexibilização da grade para possibilitar que as escolas ofereçam aos alunos cursos técnicos, como explica o Coordenador-Geral de Ensino Médio do MEC, Wisley Pereira.

“Ter outras opções dentro das possibilidades do ensino médio, como o ensino técnico e profissional, é tentar também atender os projetos de vida dos estudantes. Mas, caberá isso ao sistema de ensino a produzir o ensino técnico e profissional já na matriz do ensino médio.”

Ao todo, o país vai precisar capacitar 13 milhões de profissionais técnicos para atender as demandas das indústrias em todos os estados. As maiores demandas são nas áreas de Meio-Ambiente e Produção, e Metalmecânica.

* Cristiano Carlos  



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes