Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A cobra, o pássaro e o graveto

A cobra, o pássaro e o graveto

29/06/2016 Thomas Mitchinson

Ao longo dos anos, essa história continua sendo uma lição para mim.

Há alguns anos, li uma história sobre um homem que estava caminhando ao ar livre e notou um pássaro parado no chão como se estivesse hipnotizado.

O pássaro estava olhando fixamente para uma cobra que se aproximava cada vez mais, pronta para dar o bote. Exatamente nesse momento, o homem atirou um graveto entre os dois.

A cobra recuou e o pássaro voou. Ao longo dos anos, essa história continua sendo uma lição para mim. Todos nós podemos ter desafios na vida ? episódios de doença, de carência e de infelicidade.

Você alguma vez já se sentiu como um pássaro, incapaz de se mover, paralisado pelo medo? Eu já. Mas fui salvo por um graveto atirado em meu caminho. Que graveto é esse que quebrou meu medo?

Para mim, e talvez para você também, esse graveto tem sido a oração espontânea ? a capacidade de se voltar para Deus a qualquer momento e sentir a rápida influência do poder divino em minha vida.

A oração não precisa de tempo e sossego para ser eficaz, ela pode ser instantânea, ajudando-nos a sentir o poder de Deus. Talvez você tenha descoberto, como eu, que a oração tem a capacidade de quebrar as amarras do medo e trazer a bondade e a proteção divinas à nossa vida.

Meu primeiro ano do ensino médio não foi fácil. A escola estava fora de controle. Eu via violência nos saguões e tráfico de drogas em cantos escuros. A área externa para fumantes tinha o fedor da maconha.

Não havia salas fechadas. Os alunos vagavam por onde bem entendessem, quando quisessem. Era um caos. Uma gangue em particular vagava por toda a escola à procura de alguém mais fraco do que eles.

Eles o seguiam e, sem ninguém por perto, o pegavam e espancavam. Eles eram a minha “cobra”. Eu os temia, os odiava, e, um dia, virei o alvo deles. Naquela noite, em meio a lágrimas, vergonha e completa falta de autoestima, voltei-me para minha Bíblia em busca de consolo.

Em vez disso, o que encontrei foi chocante. Estas palavras de Jesus me desafiaram: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”.

Eu não podia acreditar que essa pudesse ser a minha resposta. Afinal, eu era a vítima! Joguei o livro longe e apaguei a luz. Mas aquelas palavras continuavam a vir à minha mente até que compreendi que elas eram o “graveto” de que eu precisava.

Eu tinha de orar por aquele grupo de alunos e amá-los. Eles eram excluídos ? diferentes do resto de nós ? e poderiam estar com raiva e desilusão. Embora não fosse fácil, resolvi vencer meu medo com o amor. A metafísica cristã Mary Baker Eddy descobriu a natureza prática dos ensinamentos de Jesus, que traz cura a todas as situações, e chamou essa descoberta de Ciência Cristã.

Fiquei intrigado com estas palavras dela, que pareciam um “graveto” ? uma maneira de quebrar a influência hipnótica do mal na escola e de curar o ódio entre os alunos: “A humanidade tem de aprender que o mal não é poder. Seu pretenso despotismo é apenas uma fase do nada. A Ciência Cristã despoja o reino do mal e promove, no mais alto grau, o afeto e a virtude nas famílias e, portanto, na comunidade” (Ciência e Saúde).

A família da minha escola, que incluía até os membros daquela gangue, necessitava de afeto e virtude, portanto, continuei a orar. Certo dia, eles me encurralaram novamente. Mas dessa vez, quando um deles me deu um soco no estômago, eu não senti nenhuma dor, apenas uma enorme sensação de fraternidade e amor.

O membro da gangue me olhou intrigado e em seguida disse: “Vamos sair daqui!” Eles se foram. Esse foi o fim dos ataques contra mim. Continuei a orar pela escola durante todo o verão. No ano seguinte, tudo havia mudado.

Havia um novo administrador, os saguões estavam limpos, havia regras e estas eram aplicadas e cumpridas. Os saguões ficavam fechados durante o período de aulas e a gangue nunca mais apareceu. A oração é eficaz.

Compreender o poder do Amor divino é um graveto que pode quebrar a influência mesmérica do medo e do ódio. Quando compreendemos que Deus é mais forte do que a raiva ou o temor, conseguimos nos alçar até a liberdade espiritual e encontrar oportunidades de expressar esse Amor, neutralizar a ira e ajudar outros a sentir o Amor que cura.

* Thomas Mitchinson escreve sobre a relação entre pensamento, espiritualidade e saúde; é Comitê de Publicação da Ciência Cristã no estado de Illinois, EUA.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra