Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A criança que ronca

A criança que ronca

23/03/2012 Dra. Saramira Bohadana

Ronco é o ruído produzido pela passagem do ar contra as paredes estreitas e/ou obstruídas da via aérea.

Essa obstrução pode ocorrer em qualquer local, desde o nariz até a laringe. Na criança, o principal motivo é o aumento da adenóide e/ou das amígdalas palatinas.  Esses órgãos são formados por tecido linfóide, ou seja, constituem a primeira linha de defesa na via aérea infantil. A adenóide localiza-se na rinofaringe, a parte posterior do nariz. A hipertrofia da adenóide promove o bloqueio da fossa nasal, consequentemente, a criança  desenvolve respiração bucal e roncos.

Essa alteração também pode ser responsável pelas rinosinusites de repetição em crianças, devido à dificuldade de aeração do nariz e dos seios da face. A hipertrofia das amígdalas palatinas pode ocorrer concomitante à da adenóide ou vir isolada. Nesses casos, a criança também ronca e desenvolve a respiração bucal. É notório também a alteração na ressonância da fala. A voz fica abafada e anasalada.

A criança que tem rinite alérgica parece ter maior predisposição para a hipertrofia adenoamigdaliana e nesses casos, o quadro se apresenta muito pior, pois constantemente tem coriza e secreção nasal. Alguns estudos já demonstraram uma relação direta entre a obstrução nasal e o aparecimento dos calos de cordas vocais. Muito comum em meninos e meninas em idade pré-escolar. O calo de cordas vocais tende a desaparecer nos meninos na puberdade, enquanto que nas meninas tende a permanecer, principalmente naquelas que também têm obstrução nasal.

A criança respiradora bucal pode desenvolver alterações no crescimento crânio-facial irreversíveis, assimetria da maxila e mandíbula com alteração na conformação do palato e na arcada dentária; e alteração do sono, tornando-se mais superficial e muitas vezes com apneias e paradas respiratórias. È importante ressaltar que o sono deficiente e a dificuldade respiratória levam à alterações no crescimento e desenvolvimento da criança.

Por todos esses fatores, é essencial que o diagnóstico e tratamento correto seja feito o mais precoce possível, para evitar consequências irreversíveis no futuro. Atualmente sabemos que o adulto magro que ronca e tem apneia, pode ter sido uma criança obstruída que não foi tratada precocemente.

*Dra Saramira Bohadana é médica otorrinolaringologista, especialista em casos de crianças com problemas respiratórios, colaboradora do ambulatório infantil de laringologia e voz do Hospital das Clínicas de São Paulo.



Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.


Como a quarentena provocou o êxodo urbano para cidades que oferecem mais qualidade de vida

A pandemia e as medidas de isolamento social fizeram com que as pessoas precisassem adaptar a rotina de trabalho, estudos, lazer e até de saúde, trazendo estas atividades para dentro de casa.


A era do fogo chegou

Pantanal, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, já teve 16% de todo território queimando.


Autoconhecimento: uma regra de ouro da vida

Há quem os critique, há quem os ame; eles já me resgataram do fundo poço e lhes sou grata: os livros de autoajuda.


Você tem curso universitário?

Naquela macia manhã de domingo, fui com meu pai, à missa, na igreja de Santíssima Trindade.


Voto é interesse. Não é direito, nem dever…

A partir desta quarta-feira (16), os mais de 5600 municípios brasileiros já conhecem os homens e mulheres que pretendem governá-los ou ser vereadores entre 01/01/2021 e 31/12/2025.


7 tendências em Analytics que estão mudando a área financeira

Segundo a consultoria McKinsey, mais de 90% dos 50 principais bancos do mundo utilizam, de forma avançada, a tecnologia de análise de dados, também conhecida como Analytics.