Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A difícil tarefa de garimpar líderes no Brasil

A difícil tarefa de garimpar líderes no Brasil

11/07/2017 Cadu Altona

Ao longo dos quase 15 anos da minha atividade como recrutador, entrevistei quase dez mil pessoas.

Tive a sorte de acumular um conhecimento amplo sobre a oferta de executivos para funções de liderança no Brasil. Mesmo notando que nossos líderes têm demonstrado evolução nos últimos anos, ainda encontro dificuldades para atender a necessidade dos nossos clientes.

A maioria ainda não está plenamente capacitada para lidar com temas frequentemente elencados, como inovação digital, governança corporativa e cultura empresarial. O fato é que os tempos modernos demandam executivos que pensem não só em buscar novos negócios e melhores resultados, mas também em atrair talentos de repertório mais sofisticado.

O cenário empresarial atual no Brasil exige um tipo de liderança diferente do que encontramos normalmente. Passamos por uma enorme crise econômica, social e moral. Na política, a sociedade tem dificuldade em escolher candidatos que representem uma mudança real na forma de governar nosso país.

No ambiente empresarial também precisamos de líderes mais inovadores, que consigam gerar valor em condições adversas e que sejam íntegros independentemente da forma como alguns negócios ainda são realizados no Brasil.

Temos bons exemplos como a Votorantim, o Itaú, o grupo 3G e Klabin, referências já consolidadas em gestão empresarial e governança. O Buscapé e a 99, entre outros, também estão aí para mostrar o quão inovador tecnologicamente o brasileiro pode ser. Mas a real solução para o problema está no longo prazo.

O Brasil precisa "resetar" tudo e encontrar novas lideranças tanto na política quanto no meio empresarial. A chave para uma repaginada do país está na educação. Desde o ensino básico, dos valores ensinados em casa pelas famílias brasileiras, até na atualização dos cursos ofertados nas maiores escolas de negócios.

Precisamos ter uma nova matriz de formação profissional para gerar talentos mais preparados e com agilidade para acompanhar os novos caminhos.

* Cadu Altona é sócio-diretor da EXEC.



O poder da conexão entre a empresa, seus colaboradores e consultores de venda

Muitos são os benefícios gerados a partir das convenções e dos encontros realizados pelas companhias a seus colaboradores, consultores de venda e parceiros.


Meu avô e sua consulta médica: a pinga ou a vida!

Nascido Adelerme Freilandes de Souza Villaflor, o meu avô, ao se casar, resolveu simplificar o seu nome para Adelerme Ferreira de Souza, mas era conhecido em Manga e redondezas como Seu Délio.


Dia da Advocacia Criminal: desafios, união, coragem e resistência

Nós, advogadas e advogados criminalistas, somos essenciais para o Estado Democrático de Direito na medida em que cumprimos a nossa legítima missão - com observância aos ditames da Constituição Federal - na defesa da cidadania e na busca pela concretização da justiça.


Limites ao STF e o fim da reeleição

A política e a administração pública brasileiras deverão passar por radical mudança nos próximos meses.


Você sabe o que é a síndrome do impostor?

Um artigo publicado na Frontiers in Psychology destacou algumas características-chave de personalidade associadas à síndrome do impostor.


Decisão controversa do STF sobre responsabilização da imprensa

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (29) que os veículos de imprensa podem ser responsabilizados por fala de seus entrevistados, quando houver indícios concretos de falsidade em relação a imputação ou quando o veículo deixar de observar o cuidado na verificação da veracidade dos fatos.


Um representante político no STF

Um representante político no STF: Flávio Dino (PSB).


Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.