Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Dinâmica da Relação Homem Mulher

A Dinâmica da Relação Homem Mulher

20/06/2012  Graziele Cestarolli Ortega

Toda história começa com um encontro, e nele, toda a miríade de possibilidades que esse desenrolar pode ter. A fantástica jornada de tornar-se um casal, com todo tipo de aventura.

Da tempestade à calmaria, do vale ao mais alto pico, da alegria à tristeza, da dor ao prazer, do amor ao ódio. Nem sempre há finais felizes, nem sempre os fins justificam os meios,  ou os meios justificam os fins. Ser casal é aventurar-se por caminhos desconhecidos, é aceitar jogar um jogo sem conhecer claramente suas regras.

Que mudam no decorrer do tempo, que surpreendem de diferentes sentidos. Ser casal é construir uma história e viver dentro dela. E para que seja uma construção com algumas partes felizes, faz-se necessário extrema habilidade. A relação acontece no terreno das emoções, que não deixa de ser um jogo de poder.

Ao se encontrarem, invariavelmente, o casal cria duas instâncias: o senhor e o escravo. Conceito este, estabelecido pelo filósofo alemão Georg Hagel. Isso porque, o ser humano almeja certos desejos, diferente dos animais que desejam coisas, por exemplo, alimentos. Essa batalha começa na mente e se personifica no real. Eu desejo que tu desejes o que eu desejo. Ambos tem essa mesma intensão, o jogo então começa, e em algum momento alguém acaba por ceder. Quando isso acontece, este torna-se o escravo, pois abriu mão de seu desejo e aceitou o desejo do outro.

Ora, o que faz com que alguém abra mão de seu desejo? O medo. E quando se trata de casal, normalmente o medo é de perder, ser abandonado. Com tal dialética, Sartre irá observar que na relação amorosa, quem ama mais normalmente é submetido, é o escravo. Enquanto o que ama menos é quem submete, é o senhor.

O mais forte, o então "vencedor", ocupa o lugar de senhor. Em princípio isso até que pode ser interessante, mas com o tempo se torna enfadonho. Não tenho mais um ser humano livre, pensante, autêntico, senão um autômato, um escravo ao meu lado. Que faz para agradar, que faz por medo de perder, que faz porque apenas reproduz desejos alheios.

Queres uma rainha, um rei ao teu lado, ou queres um escravo? Por outro lado, ao que se impõe o lugar de escravo, é o sujeito ativo da história, pois é quem torna tudo possível. É quem põe tudo em movimento e dá vida ao relacionamento. E nisso vemos sua criatividade, sua liberdade florescer. Enquanto o senhor espera, passivo, que façam por ele.

É como se ele não participasse da relação, senão um mero espectador. Se tal dinâmica permanece, o escravo pode negar que foi negado, buscar saídas no dia a dia para fazer valer seu desejo, como cuidar de si e atividades longe de seu senhor. Que saídas tem então os casais? Digamos que com boas doses de lucidez e virtude, é possível tornar a relação equilibrada.

Em princípio, faz-se necessário identificar essa tal dinâmica entre o casal, que por vezes está tão arraigada, tão padronizada que não se percebe com facilidade. Mas isso não significa que o escravo não sofra por estar nesse lugar, mesmo não tendo consciência. O equilíbrio acontecerá então, onde os papeis possam dançar de um lado para o outro, onde os desejos de ambos possam ser realizados.

Onde ambos são sujeitos ativos na dinâmica da relação. Onde não há imposição de desejos, e sim consenso de desejos. Onde não há condições em que um sinta-se amedrontado ou forçado a seguir a vontade do outro. Abrir mão por vezes é necessário, mas deve ser um caminho de dupla via, e isso as vezes é dar a possibilidade do outro existir. E quando ambos exercitam essa postura, a mágica da relação feliz acontece.

Odair J. Comin é Psicólogo Clínico e Escritor, Autor do livro “Mestre das Emoções”.



Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para a próxima turma de Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

Só podia ser mulher…

Levanta a mão a mulher que nunca ouviu essa frase. Bem, não aconselho esperar muito para ver essa tal mão surgir estendida, muito menos se você estiver de pé.

Autor: Jéssica Chagas Lydes

Só podia ser mulher…

Seja mais otimista

Você sabia que ser otimista pode influenciar positivamente no seu desempenho? Algumas pesquisas já comprovaram isso.

Autor: Juliana Brito

Seja mais otimista

Silicone atrapalha a amamentação?

Médico tira dúvidas que podem surgir ao realizar uma mamoplastia de aumento.

Autor: Divulgação

Silicone atrapalha a amamentação?

A Justiça Restaurativa em defesa das mulheres

O Brasil ainda está muito longe de ser um exemplo de sociedade que respeita e protege suas mulheres.

Autor: Jéssica Gonçalves

A Justiça Restaurativa em defesa das mulheres

A luta feminina também é contra o câncer de colo de útero

As mulheres devem ter em mente é que a prevenção precisa ser tratada com prioridade.

Autor: Celso di Lascio

A luta feminina também é contra o câncer de colo de útero

A intuição feminina

A intuição pode ser, por vezes, confundida com o que algumas pessoas costumam chamar de “sexto sentido”, porém a intuição é muito mais profunda e palpável.

Autor: Camila Carvalho Duarte


Elas no comando: a potência da gestão feminina para os resultados corporativos

À medida que celebramos o Dia Internacional da Mulher, convido a todos a refletir sobre o papel fundamental das mulheres na liderança empresarial.

Autor: Ellen Gonçalves

Elas no comando: a potência da gestão feminina para os resultados corporativos

O árduo caminho de uma mulher rumo à liberdade

Em tempos passados, a condição feminina era definida pela submissão a outros, seja a Deus, à igreja ou ao convento.

Autor: Fabiana Guntovitch

O árduo caminho de uma mulher rumo à liberdade

Mulheres protagonizam gestão financeira dos lares brasileiros

Oito a cada dez mulheres contribuem nas finanças do lar; e elas buscam se informar para garantir uma relação saudável com o dinheiro.

Autor: Divulgação

Mulheres protagonizam gestão financeira dos lares brasileiros

Saúde mental feminina X etarismo no trabalho

32 % das mulheres acima de 50 anos sofrem com o desemprego no Brasil.

Autor: Divulgação

Saúde mental feminina X etarismo no trabalho

Estressadas e com razão: por que a sobrecarga é maior para as mulheres?

Psicólogo dá dicas de saúde mental e explica as razões pelas quais o universo feminino é mais suscetível ao estresse, ansiedade e depressão.

Autor: Divulgação

Estressadas e com razão: por que a sobrecarga é maior para as mulheres?