Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A falta de esperança no Brasil

A falta de esperança no Brasil

26/10/2015 Gustavo Nicolau

Há aproximadamente quatro anos, conversei com um sábio Professor de Economia.

Numa conversa profunda sobre a situação do Brasil, ele mostrou números, fundamentos econômicos e argumentos bastante razoáveis e concluiu com uma frase que até hoje ecoa em minha cabeça: “morar no exterior hoje é uma ótima ideia, daqui a cinco anos será necessário e daqui a dez, proibido”.

Nem o mais pessimista dos analistas, contudo, teria a capacidade de prever uma crise tão aguda quanto a que estamos vivendo atualmente. A chamada “tempestade perfeita” se concretizou quando ocorreu a soma de alguns fatores que – se isolados – já seriam suficientes para gerar um verdadeiro pesadelo social.

O primeiro desses fatores foi a completa falência de um sistema econômico obviamente fadado ao insucesso e que assim foi sentenciado desde o momento de seu lançamento. O obsessivo incentivo ao crédito para consumo não foi acompanhado nem do incentivo à melhoria de infraestrutura (terrivelmente obsoleta) nem da produção.

A inflação e o endividamento eram resultados inevitáveis desse cenário. O segundo foi a absoluta carência de liderança e estadistas. Nós simplesmente não temos líderes a altura da crise que vivemos, para lidar com ela de forma austera, serena, razoável e – principalmente – coerente.

Um estadista pensa mais nos benefícios a longo prazo do que na próxima eleição e na perpetuação do poder. O terceiro foi a crise política que se instalou no país. Os seis PMDB’s (não é mais possível chamar isso de um partido só) digladiam entre si e também com os quatro PT’s (idem).

A Fundação Perseu Abramo (braço acadêmico do PT) criticou duramente as medidas de austeridade fiscais propostos pela Presidente e pediu a volta do padrão econômico anterior, aquele mesmo que a Presidente Dilma disse - com surpreendente honestidade perante a Assembleia Geral da ONU - ter se esgotado.

O quarto foi a escalada da violência no país. Qualquer manual de economia ou sociologia associa o desemprego com o aumento na violência urbana. Não se pode mais sair às ruas de cidades grandes ou pequenas de forma tranquila e feliz.

Vinte homicídios numa noite em Osasco, nove homicídios noutra noite na sede de uma torcida organizada e nós vamos nos acostumando com o absurdo e com os números de uma guerra civil. O quinto foi o aumento de impostos. Além de ressuscitar a CPMF, já houve aumento de diversas alíquotas e a redução de diversas isenções as quais não dependem do Congresso.

Sufocados por ter de pagar por coisas que já paga com seu tributo (educação, saúde, segurança, estrutura), o cidadão brasileiro simplesmente não aguenta mais. Nesse cenário todo, volta à minha mente a frase daquele professor e vemos a saída do país como uma solução viável e que pode trazer esperança e dignidade para nós e – principalmente – para nossos filhos.

Como fazer isso de forma legal, planejada, estruturada e sustentável é o que discutiremos no evento “Doing Business with Central Florida”, organizado pela competente “CFBACC – Central Florida Brazilian American Chamber”.

* Gustavo Nicolau é Mestre e Doutor em Direito pela USP.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes