Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A falta de semicondutores e a revitalização do PIM

A falta de semicondutores e a revitalização do PIM

10/06/2021 Márcio Kanamaru e Thiago Almeida

A crise global na produção de microprocessadores afetou o segmento metalúrgico do Pólo Industrial de Manaus (PIM), região que concentra as montadoras de motos, bem como a indústria eletrônica que vem apresentando resultados muito positivos.

Dessa forma, trata-se de uma excelente oportunidade para uma revitalização relevante da região.

Hoje, o PIM se beneficia do incentivo fiscal do processo produtivo de montagem destes equipamentos e tem um modelo criticado por alguns pelo esgotamento deste.

A perspectiva é que a região possa passar a atrair as plantas de produção dos microprocessadores que terão demandas exponencialmente crescentes nos próximos anos, trazendo um novo horizonte de desenvolvimento para o país e para a região.

Vale ressaltar que o PIM tem demonstrado pujança e resultados muito positivos. A região superou em 13,71% o faturamento do mesmo mês em 2020 e concentra grande parte da produção de microcomputadores portáteis e tablets, registrando um crescimento de 78,44% e 126,31, respectivamente, no ano passado.

Segundo dados da Suframa, esses produtos deram continuidade aos bons resultados no início deste ano e registraram, respectivamente, produção de 37.180 unidades (aumento de 25,49% ante janeiro do ano passado) e de 128.080 unidades (crescimento de 89,76%), incluindo ainda rádios e aparelhos reprodutores e gravadores de áudio portátil (MP3/Mp4 e toca disco digital a laser), com produção de 55.977 unidades em janeiro e crescimento de 22,61%, e aparelhos de barbear, com fabricação de 167.962 unidades e crescimento de 8,94%.

Também contribuíram para o resultado positivo, em especial, o desempenho dos segmentos eletroeletrônico, metalúrgico, químico, termoplástico e mecânico.

Concluímos que a vasta experiência no processo produtivo da cadeia de valor do PIM poderia ser um ativo chave para que fossem avaliadas alternativas para a implantação de fábricas de microprocessadores, diante das demandas globais.

Dessa forma, seria uma oportunidade para posicionar o país na vanguarda das novas tecnologias demandantes deste precioso produto como realidade aumentada, inteligência artificial, drones, 5G, entre outras.

Além disso, associado às práticas ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança), o PIM poderia trazer sustentabilidade aliada aos impactos sociais relevantes para melhoria dos índices do estado do Amazonas e do país e, por consequência, com a implementação de governança na prática tributária, criar mecanismos de competitividade para o Brasil em um novo cenário da economia digital.

* Márcio Kanamaru é sócio líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG.

* Thiago Almeida é sócio-diretor do escritório da KPMG em Manaus.

Para mais informações sobre microprocessadores clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan