Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A fantasia do horário eleitoral

A fantasia do horário eleitoral

10/09/2014 Dirceu Cardoso Gonçalves

Desde o dia 19 de agosto, assistimos a propaganda eleitoral gratuita no rádio e tv. É o grande espaço onde se expõe as propostas para o grande público, valendo-se da elevada penetração junto a todas as classes sociais, especialmente as mais populares, onde se encontra a maioria dos votos.

Não é à toa que os partidos disputam palmo-a-palmo a conquista de espaço no rádio e tv, constituindo alianças de conveniência inimagináveis se analisadas pelos pontos de vista ético ou ideológico. Adversários (até inimigos) juntam-se pela conquista de uns minutos a mais de propaganda. E, apesar do espaço ser gratuito por não ter de pagar os minutos de veiculação, investem elevadas somas na produção de verdadeiras peças publicitárias, nem sempre comprometidas com a verdade.

Os marketeiros, regiamente pagos pelos partidos, são verdadeiros mágicos na tarefa de transformar seus candidatos em super-heróis capazes de solucionar todos os problemas do povo. Atuam mais eficientemente do que seus precursores que um dia impuseram às donas de casa o sabão em pó que “lava mais branco”, o refrigerante que “refresca a sede” e outras verdades (ou mentiras bem colocadas) que se incrustaram no imaginário popular. Governos e governantes são transformados em componentes de uma verdadeira ilha da fantasia quando a tarefa é conseguir a reeleição.

Por tudo o que temos visto nesses 20 dias de propaganda “gratuita”, não evoluímos nada em relação às eleições anteriores. Os novatos seguem com as velhas propostas de melhorar a gestão, aplicar melhor o dinheiro público, garantir saúde, educação, segurança pública e outros itens hoje negligenciados. Os postulantes da reeleição dizem maravilhas sobre aquilo que realizaram e prometem fazer muito mais.

E o cidadão, eleitor, dono do voto em disputa, resta com aquela sensação de que, mais uma vez é enganado por aqueles que “gostam de levar vantagem em tudo”, como dizia a publicidade de cigarro que, para desencanto do seu protagonista, gerou a popular “Lei do Gerson”. Os candidatos à reeleição falam em saúde plena com hospitais de alta tecnologia, escola de tempo integral, estudo para todos. E ignoram a barbárie das mortes nos corredores de hospitais lotados, as filas por vaga nas creches, as escolas que não ensinam mas promovem o aluno.

Ao assistir esse desfile de maravilhas, o eleitor, que vive a crueza da realidade, fica com a nítida impressão de que falam de outro lugar. Que esse lugar e seus mirabolantes empreendimentos só existem na linguagem fácil dos marketeiros e no interesse dos candidatos pelos votos. “Se descobrir onde é isso, mudo para lá agora mesmo” – disse, ao assistir a propaganda, o velho militante, que já viu muita água passar debaixo da ponte...

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra