Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da auditoria na cadeia de suprimentos

A importância da auditoria na cadeia de suprimentos

15/06/2023 Mayara Zunckeller

Os casos recentes de empresas envolvidas em escândalos devido a fornecedores que utilizavam condições desumanas de trabalho reforçam a importância da realização de auditorias na cadeia de suprimentos.

Em uma crise como essa, é praticamente impossível dissociar a marca do contratante de seu fornecedor, afetando ambas as empresas com o ônus da má reputação, em alguns casos, de forma irreversível.

Uma auditoria na cadeia de suprimentos é essencial como primeiro passo para avaliar a conformidade do fornecedor com os requisitos da empresa contratante.

Durante a visita ao fornecedor, o auditor verifica se a empresa está cumprindo as práticas regulatórias do setor, adotando medidas de saúde, qualidade, segurança e processos corretos de fabricação.

Em um mundo onde a conexão entre empresas e fornecedores pode ocorrer somente no campo virtual, a auditoria se torna ainda mais crucial, especialmente no caso de terceiros que estão geograficamente distantes da sua empresa, muitas vezes em diferentes cidades, estados ou países.

Sem contato direto com o fornecedor, não é possível avaliar a conformidade do fornecedor com os requisitos da empresa contratante, ou se eles foram desenvolvidos em condições seguras de trabalho.

Preparação para a auditoria

A preparação é fundamental em qualquer auditoria, e com os levantamentos de fornecedores não é diferente. Um programa detalhado de execução do trabalho garantirá que o processo seja executado sem problemas e com eficiência.

O fornecedor deve primeiro assinar um acordo sobre as condições para a realização da auditoria. Em seguida, são estabelecidos os principais dados: localização, sistema de gerenciamento, categorias de produtos, horários de trabalho, idiomas e proporção de gênero da força de trabalho.

Uma lista de itens a serem verificados permite consistência na realização da auditoria e contribui para averiguações futuras.

A relação deve incluir quais processos estão sendo examinados e quais evidências são necessárias para provar que o processo está funcionando conforme o esperado.

Auditoria segue padrões internacionais

Existem vários motivos que levam uma empresa a auditar seus fornecedores, como o mapeamento de riscos, a verificação do valor agregado à sua marca e da vantagem competitiva, entre outros.

Esses elementos garantem que sua cadeia de suprimentos esteja operando em conformidade com normas nacionais e internacionais relevantes, como a SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit).

O objetivo principal da auditoria SMETA é ajudar as empresas a implementar e manter práticas trabalhistas éticas e responsáveis em toda a sua cadeia de fornecimento.

A auditoria é realizada por profissionais treinados e qualificados que avaliam as empresas em relação a quatro pilares: direitos trabalhistas, saúde e segurança no trabalho, ética empresarial e gestão ambiental.

Trata-se de uma avaliação independente, que pode ajudar empresas de todos os setores a garantirem que seus fornecedores e parceiros de negócios estejam operando de maneira ética e responsável, o que certamente fornece vantagem competitiva ao demonstrar compromisso com estes que são elementos fundamentais do ESG.

* Mayara Zunckeller é Gerente de Operações na TÜV Rheinland.

Para mais informações sobre auditoria clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Intelligenzia



A tragédia já foi. E agora?

Impossível não se sensibilizar e chocar com a situação do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas sem precedentes que causaram inundações em grande parte do estado, da capital ao interior.

Autor: Janguiê Diniz


O preconceito que condena

O programa Fantástico da Rede Globo trouxe mais uma história de injustiça cometida pelo Poder Judiciário brasileiro contra um jovem preto e periférico.

Autor: Marcelo Aith


O risco de politização da tragédia no RS

O Brasil todo tem assistido, consternado, ao desastre ambiental que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Autor: Wilson Pedroso


Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques