Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da Comunicação na disseminação da Sustentabilidade

A importância da Comunicação na disseminação da Sustentabilidade

26/08/2020 Mirella Marchi

Não é de hoje que a sustentabilidade é preceito para todos e, principalmente, para as empresas e grandes marcas.

Ter responsabilidade para utilizar os recursos naturais sem comprometê-los para as gerações futuras é primordial para o planeta, mas também para a imagem corporativa e para os próprios negócios.

Isso nos mostra como todo o ecossistema de consumo está atento a questões como o uso de fontes de energia renováveis e limpas, o racionamento e controle na exploração de recursos minerais, reciclagem de resíduos, entre outras ações de sustentabilidade.

Mas a pergunta para os profissionais que tem como desafio implementar o desenvolvimento sustentável na empresa é: “como engajar os colaboradores e a sociedade em prol da conscientização para que cada um faça a sua parte?”

Acredito que você já tenha ouvido falar que boas notícias fomentam boas notícias, certo? E essa estratégia é justamente um ponto de partida para impactar funcionários, fornecedores, clientes e até os concorrentes da marca.

Compartilhar atitudes sustentáveis é um papel que todos podemos cumprir, tanto como pessoa física e, principalmente, como pessoa jurídica.

E as organizações têm um importante papel na disseminação da sustentabilidade junto a todos os seus stakeholders de forma a conscientizá-los da responsabilidade de cada um nesse assunto tão sensível.

Falando inicialmente sobre o papel da comunicação na construção de marca, ela é ferramenta fundamental para criar conexões de relacionamento entre todos os stakeholders.

Comunicação externa trabalha as divulgações para os diferentes públicos fora da empresa, por meio da imprensa, redes sociais e comunicados nos pontos de vendas e, ao compartilhá-las com a sociedade, é possível fomentar o diálogo sobre sustentabilidade e garantir que o tema se torne ainda mais conhecido, e práticas sustentáveis sejam ampliadas.

Já a comunicação interna é um meio primordial para o engajamento dos funcionários com a marca e para ser transparente no compartilhamento dos diferentes cenários que possam impactar os negócios e o dia a dia dos trabalhadores da companhia.

E as ações de sustentabilidade devem ser comunicadas justamente com esses dois propósitos: informar as novas atitudes da empresa e fomentar o envolvimento geral.

Além disso, criar um comitê de sustentabilidade é importante para tornar o tema relevante dentro da empresa.

É ele quem coordena o desenvolvimento e implementação de práticas sustentáveis, além da discussão para conscientização dos profissionais em temas como coleta seletiva, pegada hídrica, reflorestamento, pegada de carbono - estabelecendo metas para reduzir as emissões diretas (relacionadas à água e energia) e indiretas (transporte, resíduo sólido e viagens).

O objetivo é disseminar as ações entre os colaboradores e conscientizá-los sobre a importância de ser sustentável não só para a empresa, mas para a sua vida, afinal, muitos deles começam a ter contato com o tema por meio da organização.

Uma pesquisa da consultoria Gallup aponta que colaboradores engajados apresentam desempenho 147% melhor, além disso, esses funcionários também aumentam a satisfação do cliente, gerando um volume 20% maior de vendas.

Agora, com esses resultados em mente, imagine toda uma empresa com 100% dos empregados comprometidos com desenvolvimento sustentável. E esse é o papel da comunicação na disseminação do conhecimento e dos frutos colhidos.

Claro que apenas o discurso isolado não faz milagre e, por isso, além do time de comunicação interna, os líderes e gestores precisam ser pioneiros e estarem à frente desses projetos.

Servir de exemplo e compartilhar atitudes de desenvolvimento sustentável no dia a dia, nas redes sociais, ou em eventos e webinars, tem o poder de conectar toda a comunidade a sua volta, envolvendo, inclusive, o público externo.

Pode parecer simples, mas um líder que inspira uma equipe e uma comunicação interna eficaz, faz com que os colaboradores - em um primeiro momento aqueles mais atentos às questões ambientais - levem alguns projetos mais simples, como coleta seletiva, por exemplo, além da empresa, engajando também amigos e familiares.

Com isso, criamos uma rede em prol da sustentabilidade, que vai além dos muros da organização e impactam verdadeiramente a vida das famílias.

Em síntese, acredito que o desenvolvimento sustentável tem como base três pilares: a mudança de mindset, para transformar o status quo e tirar projetos do papel; uma comunicação 360º, para compartilhar o conhecimento e engajar os diferentes públicos com que a marca se relacione; e líderes ativos, para inspirarem e servirem de exemplo.

Leve a sustentabilidade nas raízes da companhia e faça dela o pilar para garantir o futuro.

* Mirella Marchi é gerente de Comunicação e Relacionamento da NISSIN.

Fonte: RPMA Comunicação



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins