Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da diversificação de investimentos em diferentes segmentos

A importância da diversificação de investimentos em diferentes segmentos

09/05/2022 Eraldo Lima

Mesmo com os desafios impostos por dois anos de pandemia, o volume de investimentos para iniciativas brasileiras em 2021 foi expressivo.

Um aumento de quase 200% em um ano! É com essa informação que quero começar esse artigo. Isso porque, esse dado confirma o que temos sentido na pele, todos os dias: o mercado de investimentos em startups está aquecido.

Mesmo com os desafios impostos por dois anos de pandemia, o volume de investimentos para iniciativas brasileiras em 2021 foi expressivo, aumentando também os valores aportados. Para se ter uma ideia, os rounds em 2020 eram, em média, de US$5,5 milhões, passando para US 13,7 milhões em 2021.

Estamos apenas começando o segundo quarter de 2022 e com ótimas expectativas para todo o setor. Temos visto, nos últimos meses, uma retomada da economia, impactando diretamente na geração de novos negócios. É justamente por isso que o tema desse artigo se torna tão relevante.

Aportar investimentos em diversos segmentos tem se consolidado como uma tendência promissora. Ao olharmos atentamente o ecossistema brasileiro de startups, composto por mais de 14 mil iniciativas (segundo a Associação Brasileira de Startups), é notória a expansão de negócios que abordem questões de cunhos socioambientais.

ESG, proteção ao meio ambiente, destinação correta de resíduos e uso consciente da água e energia solar, por exemplo, são temas quentes e que, além de estarem sempre na mídia, têm provocado reflexões importantes em toda a sociedade. Por isso, acredito que a diversificação de investimentos é rica quando olha para esses setores.

É claro que segmentos considerados essenciais, como é o caso das fintechs, agtechs ou legaltechs sempre estarão em alta. Mas é importante ampliar o olhar para além do óbvio e enxergar o que pode virar um grande negócio daqui há alguns anos.

Por isso, caro colega investidor, abra não só as rodadas de investimentos, mas também sua mente para o que as novas gerações de startups estão entregando em nosso ecossistema. Todos tendem a ganhar com isso!

Texto: Eraldo Lima - Head de Marketing e Vendas na Group Ventures, holding de investimentos fundada em 2014, cujo objetivo principal é investir em negócios que contribuam com o desenvolvimento do ecossistema empreendedor e da sociedade como um todo.

Para mais informações sobre investimentos clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: PiaR Comunicação



Muito além do chip da beleza

Você, com certeza, nos últimos meses já ouviu falar do famoso “chip” da beleza.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).