Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da formação responsável do pedagogo

A importância da formação responsável do pedagogo

15/01/2014 Juliana Rezende Gaudêncio

Presenciamos hoje várias modificações na sociedade contemporânea que enfatiza a importância e a obrigatoriedade da inclusão social, inclusão de pessoas com necessidades especiais, da responsabilidade social, da educação social, da educação em espaços escolares e não escolares e etc.

 A educação se faz presente em todos os campos destas mudanças. Antes o pedagogo era visto como sendo apenas aquele que alfabetizava crianças, a “professorinha” que tinha somente o papel de ensinar a ler e a escrever.

Dessa maneira o seu trabalho terminava ali, no momento em que o educando adentrava no mundo das letras. De acordo com José Carlos Libâneo em seu livro “Pedagogia e Pedagogos, para quê?”, as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, da estrutura do conhecimento pedagógico, do sistema de formação de pedagogos e professores, são debatidas há quase vinte anos. Atualmente, o profissional da educação vivencia muitas novidades em seu campo profissional o que o faz atuar além dos muros da escola.

É importante ressaltar que nem sempre é fácil para o pedagogo trabalhar com tantas novidades dentro da educação atual. A procura em sempre se atualizar, em sempre buscar novos conhecimentos é algo que deveria ser rotina na vida do professor, pois somente assim ele teria condições em lidar com esses desafios da educação contemporânea, que o obriga a sair da sala de aula e atuar no dia-a-dia escolar juntamente com os alunos na busca de uma educação de qualidade.

A inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais é um ótimo exemplo de como o pedagogo deverá sempre estar preparado para as novidades, porque tal inclusão é obrigatória, o que faz com quê a escola e seus profissionais se adéquam para que o aluno desfrute de uma educação de responsabilidade, igual à proporcionada aos alunos ditos “normais”. Os profissionais da Pedagogia também devem se atualizar para praticar seus conhecimentos em ambientes não escolares.

Nos currículos atuais dos cursos de Pedagogia englobam a disciplina que tem como conteúdo a atuação do pedagogo em espaços que não sejam os escolares, demonstrando, mais uma vez, que a presença do mesmo está sendo cada vez mais solicitada, tendo em vista sua formação acadêmica. Outro exemplo que podemos citar que depende muito da atualização do pedagogo é a atuação como educador social, pois hoje sabemos que, muitas vezes, a educação formal necessita de uma “ajuda” para conseguir alcançar seus objetivos.

Pectrus diz que é papel do pedagogo detectar e analisar os problemas sociais e suas causas bem como promover orientação e relação institucional. Existem muitos outros ramos no qual a presença do pedagogo é um diferencial. Um deles é a pedagogia hospitalar que vem se fortalecendo cada vez mais. A presença do profissional da educação dentro desse ambiente é algo muito importante, pois proporcionar a continuidade dos estudos para crianças que se encontram hospitalizadas é não retirar delas um direito que possuem de adquirir conhecimentos.

Muitas dessas crianças ficam internadas durante anos, dessa forma a permanência do pedagogo junto com elas faz com que se alfabetizem e, quando saírem do hospital, não ficarão completamente defasadas em relação às outras crianças de mesma idade. Assim, o pedagogo deverá sempre estar atento a toda e qualquer novidade na educação, pois ela é uma ciência viva, uma ciência humana, ou seja, inexata. Não podemos prever o que haverá daqui um tempo, mas sabemos que sempre teremos um desafio a superar.

Hoje sabemos que o profissional da educação não se gradua somente para trabalhar dentro das salas de aulas, entendemos que várias são as funções desse profissional que por possuir uma formação que engloba a didática, as metodologias, as psicologias da educação, os estágios em vários campos de atuação é o responsável por várias formações humanas em qualquer ambiente que dele necessite.

*Juliana Rezende Gaudêncio é Coordenadora do SAE/Ouvidoria da Anhanguera/ Faculdade de Negócios de Belo Horizonte.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes