Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da logística para o sucesso do e-commerce

A importância da logística para o sucesso do e-commerce

23/07/2021 Rafael Dal Molin

Quando discorremos sobre os impactos causados pela pandemia no comércio, muito se comenta sobre o crescimento do e-commerce.

Com o comércio físico fechado por alguns meses e o isolamento social sendo incentivado, o setor de comércio eletrônico atingiu um crescimento de cerca de 73% em 2020, segundo o levantamento do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, elevação nunca vista antes.

Entretanto, pouco se comenta sobre os processos internos para que o setor de e-commerce funcione de forma satisfatória.

E um dos protagonistas que garantem o êxito das entregas de mercadorias e a satisfação do cliente é a logística, que tem um papel fundamental nas relações comerciais.

Todo o controle de estoque, armazenamento, movimentação, etiquetação e envio da mercadoria é de responsabilidade deste setor. É impossível que um e-commerce prospere sem uma logística bem estruturada.

Fazer compras no comércio online gera uma série de incertezas, pois não há contato pessoal com o produto, e por isso existe a preocupação de que ele não seja igual ao que é mostrado na internet, se chegará com defeitos e, se houver defeitos, como poderá ser feita uma troca.

É encargo da logística cuidar de todas essas preocupações do consumidor, evitando o mau manuseio das mercadorias e garantindo que os processos de troca sejam fáceis, ágeis e não causem transtornos para os clientes.

Um prazo de entrega mais curto também é uma exigência crescente e vemos cada vez mais marketplaces e lojas online prometendo a entrega de produtos no mesmo dia, até mesmo poucas horas após a compra.

De acordo com a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PwC, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro para receber suas compras rapidamente.

Sem uma ótima gestão de logística essa entrega rápida não seria possível, o que frustraria grande parte dos clientes, prejudicando até mesmo os maiores negócios.

É nítida a importância da logística para o e-commerce e como esses dois setores precisam andar de mãos dadas para avançar.

Investir em logística é um passo fundamental para o crescimento de uma loja online, para a satisfação dos clientes e o sucesso das vendas.

Se ainda há dúvidas a respeito do tamanho do setor de logística no comércio eletrônico online atualmente, tente imaginar o seu dia sem ela.

Portanto, vamos começar a valorizar os bastidores dos grandes setores de negócios da atualidade, eles estão mais presentes do que imaginamos e fazem a roda girar.

* Rafael Dal Molin é mestre em Computação Aplicada e Ciência da Computação na Universidade de Passo Fundo (RS) e Diretor da Elevor, scale-up que desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos.

Para mais informações sobre e-commerce clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: PiaR Comunicação



O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.