Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância de desenvolver e manter as habilidades cognitivas saudáveis

A importância de desenvolver e manter as habilidades cognitivas saudáveis

24/03/2021 Mitsuru Sakaguchi

A pandemia indicou uma nova percepção de vida que a nossa sociedade terá de se preparar para lidar.

E para milhões de pessoas, o ponto inicial para adquirir novos hábitos se deu na adesão do distanciamento social.

Tal realidade tornou mais nítido enxergar vários problemas sociais que lidamos no nosso dia a dia, um deles foi a nossa saúde mental, que inegavelmente foi bastante abatida durante este período que estamos vivendo.

Além disso, com uma vida digital muito mais frenética a cada dia, todas as faixas etárias também precisam lidar seus com desafios emocionais e a aceleração dos processos de superá-los.

Além de distanciar boa parte da população mundial em casa, a pandemia apresentou pontos de vistas interessantes em diversos grupos de pessoas.

No caso das crianças e jovens, eles tiveram de buscar por novas formas de continuar a desenvolver seu desempenho cognitivo de forma prática.

A questão é que não foi possível aproveitar a totalidade do ano escolar e isso causou um impacto negativo no progresso de aprendizado, que é de extrema importância para a vida humana.

Além das crianças e dos jovens, os idosos, que podemos dizer que foram os mais afetados pela pandemia, precisaram procurar uma forma de manterem sua mente ativa e motivada.

Desse modo, o objetivo se dava em preencher a ociosidade e melhorar a parte cognitiva, que necessita de bastante exercício após uma certa idade. Com isso o impacto gerado refletiu até na autoestima deles.

Os adultos também não ficam isentos do efeito do isolamento social. Muitos deles que já tinham de lidar com uma rotina profissional bastante carregada de diversas atividades, além da vida pessoal com suas outras responsabilidades, precisaram parar e se adaptar aos novos hábitos e práticas que foram necessários e que eram até então, para alguns, inimagináveis e incompreensíveis.

Por parte de todos esses grupos houve a procura por formas de manterem sua mente saudável mesmo estando em isolamento.

E sim, foi possível encontrar novas maneiras de melhorar suas condições cognitivas e emocionais de forma que fosse benéfico até para superar esse momento.

Ao praticar a ginástica para o cérebro houve uma potencialização na atividade intelectual por conta da melhora de vida profissional e pessoal em resultado da maior ativação de raciocínios e memórias.

Ainda se levarmos em conta o avanço que a tecnologia impõe ao mundo, um dos maiores desafios das próximas décadas é conseguir desenvolver essas questões num ritmo favorável que atenda de uma forma bastante técnica e prática a demanda da saúde mental.

Hoje já é possível encontrar diversas ferramentas pedagógicas que auxiliam de forma prática essas necessidades, como ábaco, jogos de tabuleiro, livros de exercícios cognitivos, dinâmicas em grupo e prática das neuróbicas, todas elas oferecidas pela SUPERA.

E por conta disso vale lembrar que é muito importante chamar a atenção da sociedade para a necessidade urgente de desenvolver as habilidades cognitivas de crianças, jovens, adultos e idosos, porque quanto mais suscetíveis a essas mudanças, mais rápida será a adaptação à nova realidade trazida pela pandemia.

* Mitsuru Sakaguchi é proprietário da Qualia Educação, Comércio e Serviços.

Para mais informações sobre habilidades cognitivas clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra