Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A indústria do cyber crime em funcionamento

A indústria do cyber crime em funcionamento

17/12/2017 Tim Berghoff

Roubo de Bitcoins é um recurso de pacote Trojan e pode ser comprado na deep web.

É um fato conhecido que os criminosos cibernéticos querem garantir uma porta de entrada para os sistemas computacionais domésticos e empresariais. As ferramentas disponíveis da deep web são muito fáceis de serem encontradas e isso também não é uma surpresa.

No entanto, nunca deixa de surpreender o quão fácil é adquirir um pacote de malware quase personalizado, sob demanda, para que outros criminosos possam contratar este tipo de ferramenta sem ter que investir tempo em criar os códigos maliciosos. É a indústria do cyber crime em funcionamento.

O njRAT (RAT é Remote Access Tool) é uma estrutura de trojan que compreende muitos recursos que permitem o reconhecimento abrangente de um sistema infectado. Tudo o que um criminoso precisa fazer para isso é criar um software cliente (também conhecido como payload - carga útil) e fazer com que a vítima possa executá-lo em sua máquina.

Todas as funções disponíveis apenas em alguns cliques para ser adicionado (toda ação disponível precisa ser acionada manualmente pelo atacante, neste caso). Assim que o payload for executado em um sistema, o atacante tem carta branca para agir: ele pode forçar o computador a acessar determinados sites (que podem ser atacados com malwares adicionais), e ter acesso total à estrutura de diretórios do sistema.

Se ele desejar, o malware também pode ser propagado através de unidades USB. Isso novamente colocaria um atacante hipotético em uma posição para plantar um backdoor em uma rede da empresa.

Esta possibilidade torna ainda mais importante regular o uso de tais dispositivos, a fim de evitar um comprometimento acidental ou intencional. A versão atual foi batizada de Lime Edition e possui algumas características adicionais, entre elas um captador de Bitcoin. Há também um recurso que permite que a pessoa que controla os PCs comprometidos use todas as máquinas infectadas para executar um ataque DDoS (negação de serviço) contra um determinado sistema (por exemplo, um servidor web).

Apenas alguns cliques são necessários para que todas as máquinas controladas inundem um determinado alvo com solicitações até não conseguir responder. Além disso, a ferramenta agora vem com um módulo de ransomware que atribuiu aos criminosos a capacidade de criptografar um sistema de forma remota e exigir um pagamento de resgate.

Os arquivos criptografados possuem a extensão *. Lime. O malware criado pela ferramenta njRAT foi detectado Win32.Malware.Bavypys.A e o uso de um componente AntiRansomware de uma solução antivírus pode interromper sua atividade. O ideal é confirmar se a solução utilizada possui esta capacidade.

* Tim Berghoff é especialista em Segurança Digital da G Data, fornecedora de soluções antivírus distribuídas no Brasil pela FirstSecuriy.




Fé, Otimismo, Covid-19 e a Educação a Distância

Tenho por hábito escrever artigos para diversos periódicos do país, seja da web ou de folhas, motivado por uma indignação jurídica (crítica ou não) sobre determinado tema ou decisão judicial.


Mulher: uma conquista a cada dia

Entrada no mercado de trabalho, independência financeira, direito político, liberdade sexual. Essas são algumas conquistas da mulher moderna.


Tributar super-ricos garante auxílio emergencial sem condicionantes

Governo faz chantagem ao condicionar renda emergencial à retirada de percentual mínimo de investimento em saúde e educação nas três esferas de governo.


Inteligência Emocional: aprendizado para a vida

A escola é o primeiro lugar onde se aprende a socializar fora do ambiente familiar, onde culturas e opiniões distintas dão início aos primeiros conflitos, é uma excelente oportunidade de aprendizado, tanto de frustrações, medo do novo e de mudanças quanto de troca de experiências.


D. Pedro II e a cidade do Porto

Sempre existiu amizade, entre os Imperadores e a população da cidade da Virgem; e desta, pelas terras de Vera Cruz, pois muitos foram os portuenses, que fizeram fortuna no Brasil.


Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

Desde 2007, quando Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro smartphone da maneira que conhecemos hoje, estamos passando por intensa transformação.


Prisão do deputado Daniel Silveira

A toda ação corresponde uma reação.


Exportações de minério de ferro cresceram 9% em janeiro

O mês de janeiro registrou uma alta de 9% na quantidade de minério de ferro exportado do Brasil para o exterior, tendo por comparação o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Economia.


A dificuldade de cassar mandato político

A imoral prerrogativa constitucional que confere somente ao Congresso o poder de cassar o mandato de um parlamentar por cometimento de ilegalidade, à vista de qualquer cidadão de mediana cultura, constitui-se de medida irrazoável que fere o princípio da igualdade de tratamentos.


Ainda não nos preocupamos com o combate à pobreza

Um dos piores anos da história recente do país, 2020 também foi o ano em que a taxa de pobreza atingiu 8%, seu menor patamar em 44 anos.


Um ano de pandemia

A Covid-19 apareceu causando surpresa e aflição em todas as instâncias da sociedade, seja para a economia, a política, a educação, ou para as pessoas, no que se refere aos relacionamentos, sentimentos próprios, etc.


Como os paradigmas determinam nossos resultados

Você sabia que os nossos comportamentos habituais são moldados por paradigmas?