Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A indústria do plástico e as cooperativas de reciclagem

A indústria do plástico e as cooperativas de reciclagem

15/10/2020 Tamires Silvestre

Fechando o ciclo da economia circular.

O desenvolvimento de uma cadeia circular para o plástico, incluindo ações para aumentar os índices de reciclagem, está entre as principais missões da Dow em todo o mundo.

Como uma das maiores fabricantes de resinas plásticas, temos o dever de liderar ações de fomento à economia circular, além de buscar soluções para o fim dos resíduos plásticos.

Etapa essencial para a circularidade, a reciclagem ainda tem índices baixos no Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são geradas cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, diariamente, no Brasil.

Desse montante, quase 40% poderia ser reutilizado ou reciclado. Mas apenas 13% dos resíduos são encaminhados para a reciclagem.

Isso tem um custo ambiental, já que os resíduos sólidos urbanos são responsáveis, por ano, pelo lançamento de 53,2 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera (o que corresponde a 2,3% total das emissões brasileiras).

Por esses números, é possível constatar a urgência em criar soluções para aumentar o ciclo de vida dos produtos de plástico – material que representa 16,5% do total dos resíduos sólidos descartados, no País.

Mas a sua maior valorização – e consequentemente, a redução de seu desperdício – passa pelo fortalecimento do elo entre a indústria, as cooperativas e as recicladoras.

Essa conexão é necessária para que, entre outras coisas, esta cadeia esteja, cada vez mais, preparada para atender a crescente necessidade da indústria por desenvolvimento de produtos com material reciclado de alto valor agregado.

O projeto “Reciclagem que Transforma” é um bom exemplo de como o trabalho junto às cooperativas pode trazer bons resultados.

Fruto da união de esforços entre a Dow, a Boomera (empresa de engenharia circular e logística reversa) e a Fundación Avina (que visa a promoção de uma economia circular inclusiva na América Latina), o projeto tem como objetivo o fortalecimento do modelo de negócio das cooperativas.

Numa primeira etapa, realizada em 2019, cinco cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Estado de São Paulo foram contempladas.

Comparando os resultados de 2018 (antes do projeto) e 2019, houve um aumento de 35% do faturamento das cooperativas, em média. Ou seja, o trabalho em cooperação é positivo tanto para a cadeia como para a sociedade.

Entre as iniciativas da Dow para promover a reciclagem que também já foram concretizadas está o projeto em colaboração com o Grupo Boticário, a recicladora Wise e a Aptar, fabricante de tampas usadas na indústria de perfumaria.

A iniciativa, inédita na América Latina, fechou o ciclo de tampas de perfumaria feitas à base da resina SURLYN, da Dow.

Ações como essas, envolvendo a colaboração de parceiros e clientes, são exemplos de como é possível atuar para mudar a maneira como lidamos com os resíduos sólidos – estendendo a sua vida útil e poupando recursos naturais.

Isso é parte do compromisso Dow com a sustentabilidade, que busca fechar o ciclo da economia circular e eliminar os resíduos.

Compromisso que queremos e esperamos compartilhar com os atores de toda a cadeia. Nossas portas estão sempre abertas para a colaboração!

* Tamires Silvestre é Gerente de Sustentabilidade para Plásticos e Embalagens na Dow.

Fonte: Oribá Comunicação



Cada um no seu quadrado e todos produzindo…

Muito oportunas as observações do Prof. Ary Oswaldo Mattos Filho, de que em vez dos simples projetos que visam reforçar o caixa da União – como a alteração no Imposto de Renda ora em tramitação pelo Congresso – o país carece de uma verdadeira reforma tributária onde fiquem bem definidos os direitos e obrigações da União, Estados e Municípios.


Você já respirou hoje?

Diagnóstico e tratamento corretos salvam vidas na fibrose cística.


Jogos para enfrentar a crise

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo.


O trabalho de alta performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.


Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.