Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A injusta equação que prejudica emprego e trabalho

A injusta equação que prejudica emprego e trabalho

17/02/2012 José Adir Loiola

Certo otimismo moderado tem dado o tom da cobertura do noticiário econômico nacional em princípios de 2012, mesmo em meio à apreensão motivada pela crise na Europa.

O Brasil parece seguir firme na rota do crescimento e exibe números virtuosos, os quais impulsionam os empresários a manter suas projeções de investimento e expansão. Em quase dez anos, a taxa de desemprego no País caiu mais da metade, de 12,4% para 6,0%, segundo os dados mais recentes do IBGE. O mês de dezembro de 2011 fechou com um recorde histórico – apenas 4,7% de desempregados.

Ainda com base em dados do IBGE, duas consultorias constataram que durante a primeira década deste século, o Brasil experimentou impressionante movimento de mobilidade social. A pobreza absoluta caiu de 17,3 milhões para 7 milhões de pessoas e as classes C e B passaram a somar 80% dos domicílios brasileiros. São números relevantes, auspiciosos, no entanto, insuficientes para sanar a imensa dívida social construída em quase todo o período de nossa República, marcado por uma economia fechada e protetora aos interesses do setor agroexportador ou de sua elite industrial.

Exibimos ainda a marca de um dos países mais desiguais do mundo, com diferenças aviltantes de renda entre brancos e negros, homens e mulheres. E mesmo que a realidade demonstre que toda a expansão recente venha do setor de serviços, as leis são mantidas em favor de um contexto que não existe mais, alimentando uma estrutura burocrática encastelada no Estado e em algumas instituições corporativistas. Em 2009, segundo a mais recente Pesquisa Anual de Serviços do IBGE, o segmento empregava quase 10 milhões de trabalhadores com registro em carteira. Mas, ainda conforme indicadores do órgão, as empresas de Serviços atuam com uma produtividade correspondente a apenas 15% daquela verificada entre as organizações norte-americanas.

Nosso desempenho é afetado radicalmente pela carga tributária, especialmente sobre a folha de pagamentos, a qual quase triplica o dispêndio do empregador por mão de obra contratada. No segmento de segurança privada, o quadro se agravou em princípios de 2012 com a nova Convenção Coletiva firmada para a categoria dos vigilantes. O reajuste do piso salarial, acrescido da ampliação dos benefícios em relação ao adicional de risco de vida e ao vale refeição, irá elevar o custo do trabalhador para as empresas, o qual já absorve 85% de seu faturamento.

Um estudo realizado no ano passado pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) a pedido do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp), havia identificado que os empregadores pagam uma soma 2,4 vezes maior que o salário do vigilante em função desses custos. Com a nova Convenção, a proporção saltará a 2,6 salários. Não é o caso de se questionar a necessidade de melhoria da renda do trabalhador brasileiro, mas de nos posicionarmos contra o movimento contínuo de aumento dos custos sem que tenhamos uma contrapartida das autoridades públicas, no sentido de assumirem e cumprirem com seu papel de rever a carga tributária que penaliza fortemente o setor produtivo.

Elas têm agido justamente em sentido contrário: em outubro do ano passado, o governo sancionou a Lei Federal 12.506, que acentua o encargo trabalhista, ao estender o período de cálculo do aviso prévio. Neste contexto, o setor de segurança privada, responsável pelo emprego e qualificação profissional de mais de 400 mil vigilantes em todo Brasil, corre o risco de protagonizar um influxo neste 2012. E de acabar, a contragosto, ajudando a produzir outro tipo de noticiário, carregado pelas tintas negativas do desemprego e do empobrecimento da população.

*José Adir Loiola é presidente do SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo).

 



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra