Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Linguagem da Internet e a Reforma do Brasil

A Linguagem da Internet e a Reforma do Brasil

02/02/2018 Ruan Sales de Paula Pinheiro

A linguagem das redes sociais eletrônicas é o nosso vernáculo.

Em um país de advogados e de “Odoricos Paraguaçus”, não seria original sugerir que o “juridiquês”, consolidado como marca de distinção e expressão de poder, e a retórica política, opulenta e vazia, consistem ambas em barreiras das mais importantes ao fortalecimento da sociedade civil e ao exercício da cidadania por parte da grande massa da população brasileira.

Expressões do pedantismo conservador patrimonialista, os dialetos do nosso estamento burocrático permeiam os textos e pronunciamentos oficiais e são emblemas do abismo entre sociedade e Estado no Brasil.

Some-se a isso o letramento tardio e o ainda forte predomínio da oralidade na sociedade brasileira em contraste com a ênfase de suas instituições na cultura escrita, e tem-se não só um quadro desalentador da nossa democracia, mas também um caminho para compreendê-la e aperfeiçoá-la. Instituições democráticas que pretendam servir a sociedade devem, em primeiro lugar, se fazer entender por ela.

Senão tornam-se como a Igreja da Idade Média que rezava missas em latim e proibia a tradução das Escrituras para o vernáculo, pretendendo sobreviver pela tradição e não pela fé, monopolizando o conhecimento e se avocando a condição de mediadora entre humanidade e Deus.

Não obstante, é exatamente essa a crítica que se faz ao nosso estamento burocrático: ainda hoje este se avoca a condição de mediador entre sociedade e Estado, mas na verdade se faz Estado e subordina a sociedade como deixa claro quando usufrui o patrimônio público como se privado fosse, tal qual a Igreja usufruía a venda de indulgências como se a salvação da alma a ela pertencesse para ser negociada.

Contra a Igreja Católica Romana a Reforma Protestante teve como fundamento primordial a concepção de que cada cristão deveria possuir o direito de ter a Bíblia em seu próprio idioma e de perscrutá-la, como ordenara Jesus em João 5:39. Os reformadores se empenharam nas traduções dos textos sagrados e na ampla divulgação de suas teses, tendo na prensa tipográfica de Gutenberg um meio essencial.

A nossa reforma de cunho social e político que tem como alvo o estamento burocrático e o patrimonialismo segue o mesmo caminho. A linguagem das redes sociais eletrônicas é o nosso vernáculo. Os “blogueiros”, “vlogueiros”, ativistas e tantos outros são nossos “Luteros”, e a internet a nova prensa tipográfica.

A orientar o movimento o ideal de esclarecimento por meio da democratização do conhecimento e da informação política. Charges, vídeos, wikis e postagens em blogs têm potencial para ajudar a aumentar o conhecimento da população acerca de suas leis e instituições, na medida em que traduzam o oficialismo burocrático e a obscuridade de nossas instituições em uma linguagem de fato compreensível.

Longos textos jornalísticos ricos em detalhes e explicações minuciosas podem ser traduzidos em imagens com pequenas legendas ou mesmo curtos vídeos satíricos para circulação em redes sociais.

Tais mensagens simples, que também tem o mérito de atingir parte da população não habituada à leitura de jornais e revistas, não se esgotam em sua transmissão uma vez que em torno delas sujeitos se manifestam e diálogos irrompem entre aqueles que transcendem a esfera privada e passam a se identificar como parte de uma esfera pública perante a qual os detentores do poder devem se legitimar.

Esse esclarecimento por meio de processos comunicativos democráticos em espaços públicos essencialmente abertos, como é a internet, deve ser compreendido como partida para o questionamento e subversão das relações de poder entre Estado e Sociedade.

À medida que o povo passa a conhecer seu ordenamento jurídico e político e a reconhecer suas instituições, de modo que também note suas disfunções e vícios, novas respostas à demanda por representação se tornam prementes. Nesse processo a dominação patrimonialista perde legitimidade e a emergência de uma ordem racional-legal poderá enfim ocorrer no Brasil.

Mas nada disso é possível enquanto o poder permanece escondido em sua complexidade. A maior demanda por transparência pública e participação se soma a esse processo como decorrência da emancipação e maior autonomia dos indivíduos que passam a buscar, enfim, exercer seu protagonismo no sistema político com voz, influência e capacidade de decisão.

Não está em sua origem, no entanto. O que desencadeia o processo é a revelação do Estado ao indivíduo por meio de uma mudança de linguagem que põe fim a um monopólio de conhecimento e se torna ponte sobre o abismo que separa estes dois mundos.

Talvez seja essa a reforma em curso no Brasil e que pode levar a libertação da sociedade das amarras do patrimonialismo.

* Ruan Sales de Paula Pinheiro é Mestre em Ciências Sociais formado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre