Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A morte passou a fazer parte da agenda

A morte passou a fazer parte da agenda

08/10/2020 Cícero Manoel Bezerra

Se a vida não tem preço, nós comportamo-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana… Mas o quê? - Antoine de Saint-Exupéry

As vítimas de um vírus incontrolável que a ciência do mundo inteiro busca um antídoto, classifica a situação como pandêmica, fora do controle da ciência e a solução encontra-se a caminho.

O tema relacionado à morte há bem pouco tempo era evitado, agora virou assunto do momento, pois as estatísticas são alarmantes.

Às vezes esquecemos os pais, mães, filhos, parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, entre outros, que morreram e não existem mais, fica somente a lembrança, a saudade e os momentos marcantes que foram vividos.

A vista de tudo isso, não cabe fazer uma análise geográfica ou demográfica da existência humana, mas sim ao fato de que não podemos de forma alguma esquecer da importância dos nossos queridos.

Perdermos a noção do valor da vida humana, o ser humano em sua busca frenética pelo dinheiro, chega a valorizar uma vida em nove milhões de dólares; fazendo uma multiplicação pelos milhares de mortos, o valor financeiro é astronômico.

Mas a questão não é financeira, é a respeito da vida, dos relacionamentos, do amor familiar entre pai e filho, do amor matrimonial entre o marido e a esposa, a relação entre os parentes e queridos da família, enfim o que importa é a vida.

Aqueles que se foram não estarão presentes na próxima festa, não participarão do próximo almoço, não estarão na mesa festiva do Natal, não participarão da chegada do Ano Novo, não conhecerão o novo membro da família que está para nascer, não poderão participar da inauguração da casa nova, o carro que compraram ainda está na garagem, as pessoas da família não têm coragem de usar.

Para concluir, lembremos da importância da vida humana, não se brinca com a perda dos queridos, não se politiza os sentimentos humanos, não conseguiremos repor por muito tempo a presença dos que se foram, teremos uma falta que será difícil repor.

Nos próximos dias, precisaremos de mais fraternidade e solidariedade, devemos estar unidos e comprometidos com o bem-estar do próximo. Será possível sairmos mais fortes e unidos depois de toda essa dor.

* Cícero Manoel Bezerra é coordenador da área de Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.