Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A “novela” de Cesare Battisti no Brasil

A “novela” de Cesare Battisti no Brasil

22/10/2017 Sérgio Mauro

Há muitas perguntas sem respostas coerentes neste episódio.

Os fatos que concernem às peripécias de Cesare Battisti no Brasil, desde a sua chegada anos atrás como clandestino até o último habeas corpus que lhe foi concedido beiram o surreal.

Realmente não é compreensível por que o governo brasileiro da época, representado por Tarso Genro e por Lula, resolveu negar o que era direito do governo italiano: a extradição pura e simples.

Na Itália, com exceção de poucas, isoladas e tendenciosas vozes, não há quem não considere no mínimo estranha a atitude das lideranças brasileiras. Battisti foi um terrorista (ou militante armado da extrema esquerda) que participou de assaltos à mão armada, supostamente visando ao “abastecimento” das fontes financiadoras quase secas da luta armada na Itália dos anos 70, e direta ou indiretamente foi responsável pela morte de pessoas inocentes (se excluirmos a visão unilateral e radical que considera inimigos do povo todo comerciante e todo industrial).

Escapuliu das prisões italianas por meios ainda pouco claros e, mediante artimanhas e expedientes ainda mais obscuros, foi para a França onde viveu até ser descoberto. Para reforçar ainda mais a pecha que paira sobre o Brasil, isto é, de ser um refúgio seguro para ladrões internacionais, decidiu finalmente aportar em terras tupiniquins com passaporte falso.

Em que medida a trajetória de Battisti lembra a de um legítimo refugiado político? Com que direito o Brasil pode negar a extradição de um homem que a justiça italiana condenou à prisão perpétua? Trata-se somente de uma espécie de retaliação contra o governo Berlusconi que na época solicitou enfaticamente a sua extradição? Há muitas perguntas sem respostas coerentes neste episódio.

Houve até mistérios e prováveis invenções fantasiosas que envolveram Carla Bruni, a modelo italiana que é mulher de um líder político francês. A verdade é que quando finalmente o presidente Temer (em um dos poucos momentos de lucidez da sua gestão) resolveu mandar para casa o ex-terrorista italiano, eis que lhe concederam mais uma chance, que provavelmente não será a última.

Por quê? As alegações do ex-terrorista italiano não procedem. Não convence a história por ele inventada de que foi objeto de perseguição política na Itália ou de que foi ameaçado de morte. Só para dar um exemplo, Renato Curcio, líder histórico das “Brigate Rosse” (“Brigadas Vermelhas”), o mais importante e o mais organizado grupo armado de extrema esquerda, bem mais combativo do que o grupo de Battisti, cumpriu a sua pena na prisão e hoje é um editor “alternativo”.

Curcio era estudante e intelectualizado, enquanto Battisti está mais para um bandido comum que, talvez inocentemente e sem saber por qual motivo, engajou-se na luta armada, como tantos jovens da época que não acreditavam mais na possibilidade de transformação da sociedade italiana por vias democráticas.

Também não parecem convincentes as alegações dos que o defendem, isto é, de que a Itália, apesar de ser na época um Estado democrático, usou toda a força policial, inclusive medidas de exceção, para combater os grupos armados de esquerda, mas acobertou ou fez vista grossa para os de extrema direita.

Mesmo que isto fosse verdade, não inocentaria Battisti. Se na juventude ele tivesse sido um militante neofascista, como teria se comportado o governo Lula? Não há como usar, no caso, dois pesos e duas medidas, pois é preciso condenar qualquer forma de luta armada (de direita ou de esquerda), embora seja perfeitamente compreensível que os jovens, sobretudo os mais idealistas, nos anos 60 e 70 (mas talvez ainda hoje), não conseguissem reconhecer no Estado democrático um meio eficaz para melhorar a sociedade.

Enfim, se um ex-militante político brasileiro, de esquerda ou de direita, se refugiasse na Itália, o governo italiano não teria o direito de contrariar uma decisão soberana da justiça brasileira que eventualmente o condenasse à prisão perpétua. Espero, portanto, que o bom senso prevaleça e que Battisti possa definitivamente ficar à disposição da justiça italiana.

* Sérgio Mauro é professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra