Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A nuvem pode transformar todo o negócio da construção

A nuvem pode transformar todo o negócio da construção

16/08/2018 Guilherme de Assis Brasil

São infinitas as possibilidades.

O acesso remoto de qualquer lugar do planeta e a segurança das informações guardadas em um local protegido contra incêndios, quedas de energia e até fenômenos da natureza são apenas alguns dos motivos pelos quais a nuvem pode ajudar o pequeno negócio do setor da construção a avançar rumo ao futuro.

A transformação necessária para colocar a construtora, incorporadora ou o escritório de engenharia no mapa da inovação tecnológica não era um processo simples até pouco tempo atrás.

Atualmente, no entanto, as ferramentas digitais permitem uma utilização fácil e intuitiva, e são pensadas até para aqueles usuários que não têm nenhum conhecimento profundo de tecnologia. As soluções em nuvem são capazes de transportar um enorme volume de informações apenas pelo seu navegador.

Normalmente o canteiro de obras fica distante dos escritórios da construtora e isso dificulta a integração de informações no dia a dia. Por meio de ferramentas disponíveis em nuvem, é possível que diferentes áreas, como administrativa, comercial, de suprimentos e de projetos, comuniquem-se entre si.

A gestão de obras é um ótimo exemplo de solução que, no passado, era utilizada apenas no escritório, com um software instalado em poucas máquinas, e agora pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer computador, independentemente de onde o usuário estiver.

Um exemplo claro: o gestor está no canteiro de obras e precisa visualizar um relatório elaborado no dia anterior, na sede da construtora. Antigamente ele teria obrigatoriamente salvado o arquivo em um dispositivo externo, encaminhado a si mesmo por e-mail ou, em último caso, levado o notebook para o canteiro de obras. Agora, na era da nuvem, esse profissional pode acessar o relatório de qualquer lugar. O único requisito obrigatório para isso é ter uma conexão de acesso à internet.

Tudo com segurança, controles de acesso e proteção das informações criptografadas, soluções de segurança mais que testadas na indústria de software. Não são muitos os passos necessários para que a empresa do setor da construção entre de uma vez na era da nuvem. A utilização de ferramentas que facilitem e permitam a integração de dados completos entre o gestor e seus times de campo é um enorme diferencial competitivo.

Por isso, pesquise no Google mesmo quais soluções e plataformas podem atender online e na nuvem às demandas do seu negócio, porque com todos esses benefícios, se a segurança das informações e a facilidade de compartilhamento e utilização não convencerem você, a economia que isso pode gerar para o negócio o fará.

* Guilherme de Assis Brasil é Diretor de Tecnologia e Produto do Sienge.

Fonte: Midia Link



Como a tecnologia analítica está conquistando espaço no futebol

Com a atual pandemia, os apaixonados por futebol ficaram alguns meses sem ver a bola rolando.


O descaso e a “carteirada” frente à pandemia

A obra Raízes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda, originalmente publicada em 1936, analisa elementos fundamentais presentes na cultura brasileira que remontam ao nosso passado colonial e escravagista.


A justiça nossa de cada dia

Se a justiça desaparece é coisa sem valor o fato de os homens viverem-na terra. (Immanuel Kant)


O dia da vergonha

Sem dúvida, ainda temos muito o que aprender com a história para evitar que dias vergonhosos se repitam.


XaaS: Está na hora de pensar em Tudo como Serviço

Quando toda essa crise passar, qual lição levaremos?


A urgência da reforma tributária

No Brasil, o debate sobre a necessidade de uma reforma tributária ocorre há décadas.


Lições importantes da pandemia para os investidores e o futuro financeiro

A pandemia do Covid-19 trouxe impactos significativos em diversas esferas sociais e econômicas.


O Caminho de Saint-Hilaire

Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire, o botânico francês que ficou conhecido mundialmente apenas como Saint-Hilaire, explorou, entre os anos de 1816 e 1822, a parte central do Brasil colônia e um pouco do sul.


Verdade: qual nos libertará?

Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


Vergonha: um orgulho familiar

Ouso iniciar a reflexão sobre o sentimento de vergonha pela adaptação da célebre frase: diga-me do que tens vergonha, que eu te direi quem és!


O povo brasileiro está triste

Vivemos um momento único na história do Brasil. Passamos atualmente por uma crise sem precedentes.


Por que sua organização desafia as leis da física

Organizações são como seres vivos. Ambos desafiam as leis da termodinâmica e tentam reter a energia, cuja tendência natural da entropia é fazer com que se dissipe.