Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A outra Direita

A outra Direita

04/10/2014 Paulo Figueiredo Filho

São frequentes as pessoas que me contatam através das redes sociais.

Algumas, após lerem tudo o que escrevo e publico, acessarem alguns dos meus vídeos e observarem que sou diretor de uma instituição chamada INSTITUTO LIBERAL, concluem imediatamente que defendo a implantação de uma “ditadura de direita” – seja lá o que for isto.

Talvez, o sujeito associe, de alguma forma, o sobrenome de minha família a alguma “ditadura”, ignorando completamente a história do Brasil e o fato de que meu bisavô, Gen. Euclides Figueiredo, foi perseguido por se opor à (esta sim) ditadura Vargas. Ou ainda, que em uma história um pouco mais recente, seu filho e meu avô, João Figueiredo, tenha jurado, desde seu discurso de posse, fazer deste país novamente uma democracia.

Cumpriu a promessa, governou com Congresso e governadores eleitos e devolveu o Brasil pacificamente aos civis, mas não sem antes promover a anistia ampla, geral e irrestrita. Assim sendo, a única explicação que uma mente racional poderia conceber é a de que o sujeito tem apenas dois neurônios: o Tico e o Teco, só que o Tico entrou pelo sistema de cotas e o Teco está encostado recebendo Bolsa Família. Mas, o que mais me surpreende nestas interlocuções não é a revolta dos esquerdistas completamente lobotomizados pelo MEC.

Estes abundam até mesmo nas redações dos jornais e revistas de grande circulação. Os que realmente me escandalizam são os que me contatam porque APOIAM esta tal “ditadura de direita”, que teria minha suposta simpatia. Veja bem, se todo meu discurso é focado na tentativa de diminuição do poder do Estado, no aumento das liberdades individuais e na restauração de uma verdadeira democracia, existe uma outra direita no Brasil que defende algo que é quase tão opoente a estes valores quanto o próprio socialismo.

Das bocas da outra “direita” sai uma verborréia absolutamente inominavel, que vai desde a execução sumária de Lula, Dilma, Dirceu (e dependendo, também de FHC), até os clamores por um novo “Golpe Militar”, passando pela constatação de que toda imprensa, governos e empresas estão dominadas pela maçonaria. A lista de boçalidades é interminável e a transcrição de alguns de meus diálogos com esta classe será fruto de artigos futuros. Há quem diga, não sem razão, que são lunáticos completamente inofensivos e, por definição, jamais terão a capacidade de colocar qualquer uma destas ideias em prática ou gozar de qualquer influência.

Mas, o que talvez ignorem, é o tremendo desserviço que uma “direita” faz à outra no Brasil. Pois a esquerda, com seus diversos instrumentos, utiliza-se daqueles como se fossem úteis ferramentas de propaganda, cujo único propósito é caricaturizar como extremistas, quaisquer autênticos liberais ou conservadores. A última consequencia é a vala comum em que cai todo e qualquer direitista que, aos olhos dos cidadãos que se julgam de bom senso, torna-se um verdadeiro leproso sequer digno de contato.

* Paulo Figueiredo Filho é Economista, Bacharel em Filosofia e Diretor de Relações com o Mercado do Instituto Liberal.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves