Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A primavera vem aí. Renove-se!

A primavera vem aí. Renove-se!

06/09/2017 Kie Kume

No hemisfério Sul, setembro marca o início da primavera – tempo de flores e renovação.

A primavera vem aí. Renove-se!

A natureza ganha vida nova, os pássaros cantam e se acasalam, enchendo nossas almas de alegria, renovando nossas esperanças e sonhos de felicidade.

Esse novo impulso da natureza nos invade e influencia nossa vontade de lutar, trabalhar, conquistar e amar com mais intensidade. Mais do que nunca, seria maravilhoso se todas as pessoas do mundo pudessem ser contaminadas por esse espírito de renovação da vida.

Vivemos dias difíceis não só no Brasil, como em várias partes do mundo. Um número cada vez maior de pessoas está perdendo o rumo e abandonando a fé em Deus. Conflitos raciais, políticos, econômicos e religiosos se multiplicam por todo lado.

No livro As Leis da Justiça, o autor japonês Ryuho Okawa afirma que “as pessoas que odeiam religião costumam achar que as religiões são a causa de muitas guerras. Na realidade, porém, as guerras ocorrem devido a essa maneira estreita de pensar que os humanos construíram ao longo do tempo, e também porque as religiões foram incapazes de rever seus ensinamentos originais.

As pessoas que seguem os ensinamentos originais por longo tempo não conseguem acompanhar as mudanças na sociedade, então entram com frequência em choque com as outras, como fazem os fundamentalistas”. A humanidade precisa de uma primavera, de um novo horizonte, de sentimentos religiosos capazes de livrar este mundo de várias incoerências e de reduzir o ódio e o conflito.

Como é sábia a natureza que, a cada ano, deixa cair suas velhas folhas para se revestir de novas, mais verdes e carregadas de seiva. Como as árvores, nós também precisamos trocar de roupa, nos revestir de uma nova vida, deixando que a fé percorra nossas veias e alimente nossos corações.

Como jardins que se enchem de flores, devemos deixar que novos sentimentos de amor, esperança e confiança envolvam nossas vidas. Vamos aproveitar a chegada da primavera para abrir as janelas de nossas vidas e as portas dos nossos corações.

A partir do exemplo das árvores e das flores, vamos sentir, também dentro de nós, essa força da natureza e perceber como toda essa renovação pode dar um novo rumo a nossas vidas, com mais fé em Deus. Quanto mais pessoas se renovarem, mais fácil será a construção de um mundo novo. E a primavera do amor será eterna.

* Kie Kume é gerente da editora IRH Press do Brasil, que publica em português as obras de Ryuho Okawa.



Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.