Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A queda da taxa de juros e a economia brasileira

A queda da taxa de juros e a economia brasileira

27/10/2016 Pedro Raffy Vartanian

A produção e o emprego reagem positivamente a esse cenário.

O Banco Central do Brasil reduziu a taxa básica de juros da economia para 14% ao ano, de acordo com a expectativa da maior parte dos economistas. Indicadores do mercado futuro também apontavam essa queda.

A redução é compatível com o cenário macroeconômico atual e o início do ciclo de queda dos juros no Brasil se justifica pela retomada do controle da inflação. Vale lembrar que a inflação acumulada de 12 meses ficou em patamares muito elevados em 2015 e 2016, mas o cenário para 2017 é otimista, com a inflação prospectiva muito próxima do centro da meta, de 4,5%.

Vale destacar, ainda, que mesmo que a redução tenha sido de apenas 0,25 p.p., há um efeito importante sobre as expectativas tanto dos consumidores quanto dos empresários, de modo que, mesmo com uma certa defasagem, inicia-se o processo de retomada do consumo e do investimento das empresas com a redução gradual do custo do crédito.

Com o tempo, a produção e o emprego reagem positivamente a esse cenário. Adicionalmente, o último trimestre do ano tem um desempenho melhor em decorrência de 13% salário e das festas de fim de ano, o que significa que a economia brasileira reuniu as condições para a retomada do crescimento econômico.

No entanto, o processo de queda dos juros deve ser parcimonioso, em decorrência de incertezas que podem impactar negativamente a economia brasileira, como o aumento da taxa de juros nos EUA, que tende a provocar uma desvalorização do Real, e as incertezas no campo fiscal, tendo em vista que o Brasil terá déficits significativos em 2016 e 2017, superiores a R$ 100 bilhões.

De todo modo, a experiência brasileira recente confirmou duas grandes questões: Primeiro, a política econômica deve ser cuidadosa com o controle da inflação, dado que o descontrole dos preços acarreta ciclos econômicos indesejáveis, com queda na produção e no emprego.

Em segundo lugar, o processo de elevação da taxa de juros mostrou importância em termos de controle da inflação, o que confirma a relevância da política monetária na estabilidade dos preços.

* Pedro Raffy Vartanian é professor do Mestrado Profissional em Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pesquisador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.



O julgamento que pode desmoralizar o Supremo Tribunal Federal

Não pode o STF cair em descrédito, apequenando o tribunal, caso venha a mudar entendimento já pacificado.


O trabalho como dever moral e amor ao próximo

Encontrei um amigo do tempo de faculdade, há muitos anos não o via, e ele me disse que se aposentou aos 53 anos como funcionário graduado de uma repartição pública.


A nova CPMF seria bem-vinda

A reforma tributária é o grande destaque de discussões no ambiente político e econômico, no momento.


A depressão e o desemprego

Em todo país, o desemprego atinge 12,6 milhões de pessoas.


Prisão após condenação em segunda instância

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/18, que deixa clara a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, avança na CCJ da Câmara Federal.


Sou uma péssima professora!

Sou uma péssima professora! Primeiramente, porque ser professor não foi minha primeira escolha de carreira.


As ferramentas tecnológicas e a educação

Os avanços tecnológicos podem estar a serviço da Educação, na medida em que permitem um maior acesso à informação e mais rapidez nas trocas do conhecimento.


Eu, professor

Comecei a dar aulas aos 18 anos. Meus alunos, em um supletivo de bairro, eram todos mais velhos que eu.


Gestão pública é o caminho contra a corrupção

A corrupção é pré-requisito do desenvolvimento, já dizia Gunnar Myrdall, Prêmio Nobel de Economia, em 1974.


Quando a desinformação é menos tecnológica e mais cultural

Cenário é propício para o descrédito de pesquisas, dados, documentos e uma série de evidências de veracidade.


Igualdade como requisito de existência

Na última cerimônia de entrega do EMMY, o prêmio da TV Norte Americana, um ator negro foi premiado, fruto de reconhecimento praticamente unânime de seu trabalho.


Liderança é comunicação, conexão e confiança

Cada dia que passa, percebo que uma boa comunicação e liderança têm total relação com conexão.