Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A química verde na indústria de beleza

A química verde na indústria de beleza

27/02/2018 Marianna Cyrillo

O consumidor está mais exigente e com uma consciência mais verde.

Em busca de formulações eficientes e sustentáveis, a indústria de beleza investe, cada vez mais, em soluções provenientes de uma cadeia produtiva limpa e 100% rastreável. Essa preocupação está alinhada a um comportamento do consumidor, que está mais exigente e com uma consciência mais verde.

Uma prova disso está na análise realizada pela empresa alemã especializada em estudos de mercado GFK, ao apontar que 40% dos consumidores brasileiros acreditam que as empresas devem ser ambientalmente responsáveis; e 48% afirmam ler o rótulo antes de comprar qualquer produto.

O estudo ainda mostra que, entre 2011 e 2016, a preocupação com a responsabilidade social dos produtos, em relação a como e onde são feitos, cresceu 5%. Todos esses dados nos mostram que as pessoas não querem mais saber apenas dos benefícios que um produto proporciona, elas buscam também informações a respeito dos impactos socioambientais de toda a cadeia produtiva.

Nesse sentido, vale destacar também o resultado da pesquisa Barômetro da Biodiversidade 2017, liderada pela União para o BioComércio Ético (UEBT), que ouviu cerca de 16 mil pessoas de diferentes países do mundo, inclusive do Brasil, e apontou que 73% dos entrevistados se sentem bem quando compram um produto que respeita a biodiversidade.

Além disso, 72% disseram que estão mais interessados em comprar produtos de empresas que dão atenção à biodiversidade. Diante desse cenário, é possível afirmar que a química verde ganha força! Mas o que é a química verde?

A transformação dos insumos naturais, as funcionalidades das matérias-primas somadas a diferentes processos e tecnologias, que além de eliminar da formulação substâncias nocivas às pessoas e ao meio ambiente, dão origem à ingredientes inovadores e altamente eficazes, proporcionando benefícios diretos na saúde do consumidor.

Vale destacar também a importância da rastreabilidade da cadeia produtiva, pois é necessário que todo o processo de desenvolvimento e fabricação seja rastreado e transparente, com impactos positivos em todos os elos da cadeia.

Nesse sentido, uma matéria-prima natural, produzida por meio do trabalho de cooperados e agricultores familiares, que, em vez de desmatarem, preservam os recursos da natureza e comercializam seus frutos e sementes de forma responsável, fomenta diretamente uma economia circular e a conservação da floresta em pé.

Esse tipo de iniciativa promove o desenvolvimento socioeconômico, garante o respeito à biodiversidade e estimula os investimentos na utilização consciente dos recursos. Assim como nos exemplos citados na indústria de beleza, é importante ressaltar que todos os setores da economia precisam ter a mesma consciência diante do tema.

Afinal, as empresas que buscam o fortalecimento no mercado precisam estar alinhadas às necessidades de consumo da população e engajadas em desenvolver produtos obtidos por meio de sistemas de produção totalmente transparentes e livres de substâncias sintéticas.

Portanto, diante da questão, é importante entender que a química verde tem um papel essencial no mercado global, pois surgiu para promover o equilíbrio econômico, social e ambiental.

Hoje, podemos afirmar que o tema é muito mais que uma tendência, tornou-se uma realidade e, por conta disso, as empresas que apostam nesse conceito, estão à frente e prontas para liderar esse movimento em prol do desenvolvimento de produtos mais limpos, com rotulagens cada vez mais claras, seguros e altamente eficazes.

* Marianna Cyrillo é gerente de Marketing da Beraca, líder global no fornecimento de ingredientes naturais provenientes da biodiversidade brasileira para as indústrias de cosméticos, produtos farmacêuticos e cuidados pessoais.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes