Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A realidade paralela de Dilma

A realidade paralela de Dilma

29/01/2016 Helder Caldeira

Enquanto estoca vento, beatifica milho e santifica a mandioca, a presidente da República parece viver noutro planeta.

O perfil atoleimado de Dilma Rousseff no exercício do cargo máximo da nação — que enterrou alcunhas míticas como “gerentona” e “grande executora de projetos” — não é reflexo da crise política, econômica e social ou dos rombos bilionários promovidos pela corrupção generalizada, tampouco culpa da Operação Lava-Jato ou das muitas bobagens bêbedas e ininteligíveis ditas em discursos oficiais.

Na verdade, tudo isso é a consequência imediata da baixíssima qualificação e má-fé dos seres que Dilma escolheu para habitar suas cercanias.

Extraordinários exemplos deste dolo na função de assessorar a “madama” do Palácio do Planalto abundaram sua antessala na última semana, reduzindo ao escárnio a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Não bastasse a bizarrice de transformar em “pixuleco” do PMDB o órgão responsável por gerir toda melindrosa infraestrutura aeroviária brasileira, a assessoria planaltina decidiu vandalizar dados oficiais e vender às mídias regionais uma colorida realidade paralela que em nada condiz com a degradação, com o desmonte, com a esculhambação que assola o Brasil neste momento histórico.

Na última quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, a Secretaria de Aviação Civil divulgou os resultados da Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros, relativos ao 4º trimestre do ano passado, com mais de 13 mil entrevistados entre outubro e dezembro, avaliando os serviços, o atendimento, a infraestrutura e diversos itens de gestão dos nossos 15 principais aeroportos.

O documento completo está disponível no portal da Secretaria de Aviação Civil. No entanto, num minucioso trabalho de vilipêndio à realidade, a assessoria de imprensa da pasta fez uso da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República para entregar pacotes fechados aos jornalistas e mídias regionais, ocultando a vastidão de números ruins e exaltando apenas o item de melhor avaliação do aeroporto de referência daquele público-alvo.

O caso mais emblemático é o da pista de pouso de Cuiabá — misteriosamente chamada de Aeroporto Internacional Marechal Rondon, uma vez que aeroporto aquilo não é, quiçá internacional! —, que terminou a pesquisa em último lugar, com a pior avaliação em praticamente todos os 48 quesitos.

Quem já teve a oportunidade de pousar na capital de Mato Grosso sabe que o aeroporto é minúsculo, possui apenas duas esteiras de bagagem, para embarcar ou desembarcar o passageiro é obrigado a caminhar até as aeronaves — nos habituais dias de chuva, o banho é garantido! — e, no período da pesquisa, todo sistema de ar condicionado estava pifado, justo na capital mais quente, conhecida como “Cuiabrasa”.

No entanto, a assessoria palaciana enviou um release oficial para a imprensa mato-grossense com o seguinte título: “Aeroporto de Cuiabá tem check-in e embarque mais rápidos do país”. Já a imprensa amazonense recebeu o seguinte briefing: “Satisfação dos passageiros é recorde em Manaus”, destacando que o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes obteve uma “evolução histórica”.

Mas, os números da pesquisa colocam o aeroporto manauara entre os sete piores do Brasil. O mesmo acontece com Brasília (“Aeroporto se mantém acima da meta nacional de satisfação dos passageiros”; é o 6º pior), Rio de Janeiro (“Passageiros estão mais satisfeitos com aeroportos do Rio”; Galeão é o 3º pior e Santos Dumont o 5º) e Salvador (“Atendimento no aeroporto de Salvador é o mais cordial do país”; figura no ranking geral com o 2º pior).

Noutras palavras, ao invés de trabalhar com dados reais e empenhar esforços na busca de soluções para as muitas mazelas reveladas pela pesquisa da Secretaria de Aviação Civil, a assessoria de Dilma Rousseff prefere pinçar números e criar uma realidade paralela, falaciosa e com enorme potencial de dano à gestão da nação.

Por essas e outras, enquanto estoca vento, beatifica milho e santifica mandioca, a presidente da República parece viver noutro planeta, vociferando desinformações e exibindo profundo desconhecimento do país que (des)governa.

* Helder Caldeira é escritor e jornalista político.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre