Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A regularidade fiscal pode garantir seu sono

A regularidade fiscal pode garantir seu sono

27/05/2017 Morvan Meirelles

Investir nas melhores ferramentas para seu negócio é garantia de sono à noite e bolso mais cheio.

Um recente estudo elaborado pela FGV-SP e encomendado pelo Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem) levantou algo um tanto quanto alarmante: nos anos de 2015 e 2016, por volta de 90% das empresas do país não estavam regulares perante os fiscos municipais e federal ou junto às obrigações envolvidas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A conta engloba desde o não cumprimento de formalidades exigidas pelas autoridades fiscais, as chamadas obrigações acessórias, até o efetivo não pagamento de tributos. Em qualquer dos casos, a escolha deliberada ou inconsciente pela irregularidade fiscal pode custar muito caro a uma empresa, considerando não só as multas e os juros aplicáveis, como também a dificuldade ou até a impossibilidade de obtenção de crédito junto a instituições financeiras ou mesmo a participação em licitações.

Ainda que a alta incidência de irregularidades fiscais nesses últimos dois anos justifique-se também pela grave crise econômica pela qual passa o país, é inegável que a complexidade do sistema tributário brasileiro contribui de forma decisiva para esse cenário.

Por isso, ganha cada vez mais importância a atuação preventiva do empresário, com especial foco na melhoria da gestão fiscal de seu negócio, o denominado compliance fiscal. Para esse tipo de serviço, é importante contar com o apoio de um especialista em direito tributário, que poderá revisar de forma periódica e dirigida as práticas fiscais adotadas pela empresa, mesmo daquelas que já contêm um departamento financeiro e fiscal estruturado.

Esse tipo de profissional poderá ainda fornecer subsídios ao próprio empresário quanto à completude e atendimento das obrigações tributárias acessórias a que a pessoa jurídica está sujeita.

Em um ambiente de extrema competição e de retração econômica, investir nas melhores ferramentas para seu negócio é garantia de sono à noite e, porque não, bolso mais cheio. Afinal, conforme o dito popular, é sempre melhor (e mais barato) prevenir do que remediar".

* Morvan Meirelles é advogado especialista em Direito Tributário, LLM em Direito Tributário Internacional e sócio do escritório Meirelles Milaré Advogados.



O efeito pandemia nas pessoas e nos ‘in-app games’

É fato que a Covid-19 balançou as estruturas de todo mundo, trazendo novos hábitos, novas formas de consumir conteúdo, fazer compras… E, claro, de se entreter.


A violência e o exemplo dos parlamentos

O péssimo exemplo que os políticos, em geral, dão nos parlamentos, insultando, ridicularizando os antagonistas, leva, por certo, a população a comportar-se de modo semelhante.


Brasileiro residente no exterior, por que fazer um planejamento previdenciário?

É muito comum no processo emigratório para o exterior ter empolgação e expectativas sobre tudo o que virá nessa nova fase da vida.


LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.