Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A riqueza mineral do Brasil

A riqueza mineral do Brasil

03/09/2021 Henrique Costa de Seabra

Como está a situação atual, da mineração no Brasil? Entre altas e baixas ela vai muito bem, segundo alguns empresários do ramo.

A mineração, vale ressaltar, é uma proteção financeira e econômica para o país, por se tratar de uma atividade de grande fonte de renda que equilibra o crescimento em um nível bastante significativo.

A mineração brasileira, além de produzir e comercializar metais para todos os tipos de indústrias, atrai cada vez mais investidores de todas as partes do mundo.

Um estado que vem se destacando nesse setor é o Pará. Dados atuais divulgados pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) mostraram que o estado ocupa o primeiro lugar no ranking das exportações minerais, exportando 57 milhões de toneladas, o que equivale a $8,151 bilhões de dólares.

Conhecido por suas riquezas em jazidas minerais, o Pará se confirma como grande produtor de minérios de ferro, manganês, cobre e níquel e de minério de caulim.

É no estado do Pará que grandes empresas investem bilhões na mineração. A atividade de mineração da Vale no Pará, por exemplo, arrecadou aos cofres públicos do Estado e municípios, um total de R$1,3 bilhão com arrecadação de impostos e subsídios.

Segundo o site da empresa, mais R$ 2,9 bilhões foram negociados pela mineradora juntamente com empresas locais para o abastecimento de serviços e produtos aplicados diretamente nas minas e usinas de mineração do Estado.

Outra empresa mineradora que decidiu investir no Pará foi a Mineração Buritirama. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais no Estado, ela é responsável por gerar 1.500 empregos diretos e 2.000 indiretos, gerando renda e desenvolvimento socioeconômico para o município.

Nesse sentido, a Câmara dos Deputados também aprovou a Medida Provisória nº 1045/2021, cujo texto é de autoria do deputado Christiano Aureo, tende a ampliar ainda mais a geração de emprego no setor, em razão da flexibilização das leis trabalhistas, para combater os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia.

Para quem ainda não sabe porque o Brasil é considerado um território privilegiado, a explicação mais plausível é que a quantidade e variedade de minerais contidos no subsolo são provenientes da sua formação geológica.

Ou seja, o Brasil apresenta um enorme potencial na produção mineral, colocando o país com grande destaque no cenário mundial.

* Henrique Costa de Seabra é advogado, especialista e mestre em Direito Ambiental.

Para mais informações sobre mineração clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Lições básicas de educação financeira para mudar de vida

As regras básicas da educação financeira, apesar de simples, não são observadas pela maioria das famílias brasileiras e a consequência imediata é o endividamento de grande parte delas.


Somos todos responsáveis

As curvas dos gráficos apontando para cima não mentem: uma nova onda de contaminação por covid-19 já é realidade na maior parte das cidades brasileiras.


A pandemia e a humanidade

Os últimos dois anos foram muito difíceis para todas as pessoas do planeta.


A pessoa diz não gostar de ler até encontrar um livro que gosta

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro revelou que o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano.


Como resolver problemas que parecem impossíveis?

Existe um ditado polinésio que diz o seguinte: você pode estar em cima de uma baleia, mas pescando carpas miúdas.


A queda de 93% no uso do cheque

Na infância e juventude - anos 50 e 60 do século passado - ouvi muitos comentários de que comerciantes, fazendeiros e endinheirados da época lucravam pagando seus compromissos com cheque de outras praças, que demoravam dias para ser liquidados.


Supervisionar ou treinar seu time?

Supervisionar atividades e resultados da equipe é um dos maiores desafios para inúmeros líderes.


Gestão empresarial e perspectivas para 2022

Após mais um ano de pandemia, a alta administração das empresas priorizou a sobrevivência enquanto teve de lidar com expectativas frustradas.


O que a pandemia nos ensinou sobre fortalecer nossas parcerias

A pandemia da COVID-19 forçou mudanças significativas na operação de muitas empresas.


O barulho em torno do criado-mudo

Se você entrar agora no site da Amazon e escrever (ou digitar) “criado-mudo”, vai aparecer uma resposta automática dizendo que você não deve usar essa expressão porque ela é racista.


Reputação digital: é possível se proteger contra conteúdos negativos

O ano é 2022 e há quem pense que a internet ainda é uma terra sem lei. A verdade é que a sociedade avançou e o mundo virtual também.


Questão de saúde pública, hanseníase ainda é causa de preconceito e discriminação

Desde 2016, o Ministério da Saúde realiza a campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase.