Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A situação do Ensino Superior brasileiro e o silêncio da UNE

A situação do Ensino Superior brasileiro e o silêncio da UNE

09/06/2015 Bruno Kazuhiro

Os governos precisam atuar de maneira a buscar avanços e melhorias nesse setor, que é definidor do futuro do país.

O acesso de todos os brasileiros à educação de bom nível e à qualificação profissional configura demanda histórica da nossa sociedade.

Contudo, a situação precária atual das universidades federais e as medidas recentes tomadas pelo governo petista de Dilma Rousseff no que diz respeito ao aumento do preço da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e às dificuldades impostas para os jovens que necessitam do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) vão na contramão da promoção de uma educação superior de qualidade e acessível.

Não há dúvidas de que o reajuste da taxa de inscrição do ENEM para um valor que representa quase o dobro do anterior, a redução do número de isenções no que diz respeito a esta taxa e a nova configuração do FIES são grandes equívocos e só trazem malefícios, já que prejudicam em demasia os estudantes e, ao mesmo tempo, não auxiliam de forma relevante a situação fiscal do país, que passa por ajustes exatamente pela má gestão e pela corrupção empreendidas nos governos petistas anteriores.

Ao mesmo tempo, a realidade das universidades federais piora ainda mais o cenário, com atividades paralisadas por problemas financeiros, administração errônea dos recursos, falta de condições mínimas de segurança e de limpeza e alunos sem aulas.

Enquanto isso, a União Nacional dos Estudantes, que deveria denunciar estes erros e defender os jovens brasileiros, nada faz, nada diz, nada propõe.

A instituição se vê paralisada, inerte e calada, provavelmente por ser hoje dominada de forma nociva por um partido político que faz parte da base de apoio do governo e que, portanto, impede que a UNE cumpra seu legítimo papel de representante das demandas estudantis e deixa a impressão de que a entidade nunca mais se desprenderá dos interesses de seus indevidos donos, tendo esquecido sua real missão para sempre.

Neste cenário, torna-se natural que a juventude busque outras formas de se ver representada e os movimentos juvenis organizados pelas redes sociais e que pedem ética na política e até mesmo o impeachment de Dilma Rousseff são exemplos disso.

Ao mesmo tempo, diretórios de estudantes e juventudes partidárias que não se aproximam ideologicamente dos que hoje controlam a UNE passam a enxergá-la como envenenada pela parcialidade e ignorá-la como entidade de fato representativa.

Hoje, cabe aos jovens de outros matizes doutrinários e organizados a partir de novas formas fazer aquilo que a UNE, domada e amestrada, não se digna a fazer: demandar aquilo que o jovem brasileiro necessita e apontar os erros do governo petista quanto aos temas que concernem à juventude. Enfim, mostrar, entre outras coisas, o quão falacioso é o lema “Pátria Educadora”.

* Bruno Kazuhiro é Presidente Nacional da Juventude Democratas.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes