Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Superpoderosa Dilma

A Superpoderosa Dilma

11/11/2010 Helder Caldeira

A revista norte-americana Forbes divulgou na última quarta-feira, 03 de novembro de 2010, a tradicional lista das 68 pessoas mais poderosas do mundo. Adivinhem?! A nossa presidente recém-eleita Dilma Rousseff já está na 16ª posição, o que faz dela a figura de maior poder na América Latina e a situa entre as cinco pessoas mais poderosas das Américas, à frente da secretária de estado e ex-primeira-dama dos EUA, Hillary Clinton, do presidente da Apple, Steve Jobs, e dos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin. A mulher já chegou arrebentando a boca do balão!

O cacife internacional da superpoderosa Dilma já supera, e muito, a imagem de seu padrinho político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na lista divulgada no ano passado, ele ocupava o 33º lugar, a melhor posição de um brasileiro até então. Antes mesmo de tomar posse, Dilma já desbancou Lula (que sequer é citado na lista), o que tende a ser uma constante em seus primeiros meses de governo. Dilma Rousseff também é considerada pela revista como mais poderosa que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, os primeiros-ministros do Japão, Naoto Kan, e de Israel, Benjamin Netanyahu, e até mesmo o fundador da Al Qaida, Osama Bin Laden.

A revista não se furtou a rasgados elogios à primeira presidenta eleita de nossa história, destacando que ela está “tomando as rédeas do Brasil” e que “ainda não é um nome familiar, mas será em breve”, já que ela “comandará a maior economia da América Latina, que se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, além de ser “o maior exportador de açúcar, suco de laranja, café, carne bovina e aves de criação”. Ainda sobre Dilma, a Forbes descreve-a como “ex-guerrilheira marxista que foi presa e torturada, divorciada duas vezes e que, recentemente, sobreviveu a um câncer linfático”, além, é claro, de narrar sua vitória com 56% dos votos nas eleições.

Outro dado interessante revelado pela Forbes é que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou de ser o homem mais poderoso do mundo. Perdeu a primeira colocação do ranking para o presidente da China, Hu Jintao. Derrotado nas eleições legislativas norte-americanas, sofrendo forte rejeição interna e afundando na prometida “change” que nunca aconteceu, Obama já é seguido de muito perto pelo Rei Abdullah, da Arábia Saudita, por Vladimir Putin, primeiro-ministro da Rússia, e até pelo Papa Bento XVI.

Já que o poder feminino nunca esteve tão em alta no Brasil, é bom ressaltar que a lista da Forbes reservou para Dilma Rousseff o assento de 3ª mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel e da presidente do congresso indiano Sonia Gandhi. O melhor dessa história toda é ver que os grandes líderes mundiais já devem estar colocando suas barbas de molho (a exemplo de Lula), pois, nessa toada, não demora muito para Dilma assumir o topo da lista e mudar o figurino da Mulher Maravilha para verde e amarelo.

* Helder Caldeira - Escritor, Articulista Político, Palestrante e Conferencista - [email protected]



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado