Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Tecnologia a favor da Distribuição

A Tecnologia a favor da Distribuição

01/05/2011 Marcos Coimbra

A complexidade operacional de um distribuidor passa por diversos setores, funções e processos. Estruturar, hoje, um sistema capaz de garantir precisão e qualidade é um desafio diário que será cada vez mais rotineiro no processo de evolução organizacional das empresas.

É exatamente aí que as distribuidoras passam a ter um papel importante não somente em oferecer produtos e lançamentos, mas em pensar e criar métodos de trabalho que levem até o revendedor dinâmicas eficientes e inteligentes de negociação e entrega. Esses novos modelos de gestão integrados e, ao mesmo tempo, heterogêneos, acabam por construir um corpo de funcionários diferenciado e que se agrega multilateralmente.

A máquina de trabalho do setor de distribuição no Brasil gira em altíssima velocidade. São diversos clientes de todo o país, comprando produtos dos mais variados, com diferentes formas de pagamento e faturamento. Uma equação que precisa ser resolvida diariamente com ampla rapidez e precisão. São muitas notas, clientes, pagamentos, recebimentos, além de um processo logístico de alta complexidade.

Todos esses fatores demandam um sistema de informação, integração e controle que atinja essa precisão sem perder o dinamismo. O distribuidor de volume necessita ser quantitativo e qualitativo, com máxima agilidade, uma conta nem sempre de fácil resolução.

A integração nos setores comerciais e administrativos, por exemplo, garante agilidade no faturamento e emissão de notas, recebimentos, liberações de pedidos etc. O acompanhamento constante dos processos assegura, além de uma dinâmica ágil em todas as atividades, a mensuração exata da eficiência de cada setor e de cada ação, sendo de fácil identificação qualquer ruído de comunicação ou falha de processos que ocorra.

Os ERP´s já são uma realidade importante para o setor. Hoje, em minutos, podemos, através de um sistema bem otimizado, finalizar um processo de compras que passa por vendas, financeiro, contabilidade, logística e expedição. Esses fatores contribuem para o mercado como um todo, levando ao revendedor entregas mais rápidas e preços mais competitivos e aos fabricantes, a segurança de um distribuidor consistente e estruturado.

Adeque um bom ERP ao momento corporativo e à sua atuação no mercado. É fundamental que a estruturação seja feita gradativamente com o seu crescimento. Modelos de gestão integrados são fundamentais para gerir toda a demanda diária em um distribuidor. A rapidez do mundo comercial exige do setor - o meio campo entre fabricantes e lojistas - assertividade total em um volume de processos crescente. Um ERP bem trabalhado será gerador de benesses para todas as partes envolvidas no mercado de TI.

* Marcos Coimbra - Vice-Presidente da ABRADISTI

Texto publicado no Jornal O Debate - Empresarial, edição 2498 de maio/2011



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes