Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A universidade, o banco e nós – muitos nós

A universidade, o banco e nós – muitos nós

27/11/2017 Valdemir Pires

Banco Mundial de novo, como urubu rodeando a carniça econômica em que o Brasil foi transformado.

De credor líquido a potencial "cliente", o país vai atravessando a ponte para o sombrio futuro. E vem o banco recomendar que se desatem alguns nós e, entre eles, um antigo, ensebado: a cambaleante universidade pública, que só recentemente vem tendo a decência de alguma inclusão dos pobres. Sugerem que seja repensada.

Se temos que repensar a função, o custo e a forma de financiamento da universidade pública brasileira (e temos, não é de hoje), não é pelos motivos superficiais apontados no recente relatório produzido (logo agora!) pelos tecnocratas insensíveis do Banco Mundial, regiamente pagos para produzir o que interessa aos magnatas das finanças internacionais, que capturaram as finanças públicas via endividamento estrutural dos governos.

Sabemos das razões para repensar e reorganizar o ensino superior do país, bem mais que esses agentes disfarçados (nem tanto) do mercado financeiro. O que fazemos desse conhecimento, porém? Nós, que estamos na universidade pública, sucateada sob os nossos narizes?

Nós, lattescratas despudorados, desertores de Celso Furtado, Josué de Castro, Guerreiro Ramos, Milton Santos, Paulo Freire e outros cientistas capazes de pensar tendo a História como referência.

* Valdemir Pires é professor da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp e autor de "Economia da Educação: para além do capital humano".



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre