Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Universidade Pública é a Sociedade

A Universidade Pública é a Sociedade

01/05/2017 Dagmar Hunger e Oscar DAmbrosio

O que é Universidade Pública?

É Ensino de Graduação e Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Universitária, o que significa ser responsável pela formação permanente filosófica, artística, científica e tecnológica de estudantes que objetivam apreender com seus professores conhecimentos e, consequentemente, compartilhar com as pessoas em busca do que se entende por um viver social digno e justo.

Os currículos acadêmicos da Universidade Pública abrangem um conjunto crítico, temático e interdisciplinar de conteúdos das ciências humanas, biológicas e exatas, em que corpos docentes e de pesquisadores definem o perfil profissional do egresso a ser formado para corresponder, de forma diferenciada, ao mundo, especialmente, o do trabalho.

As aulas preparadas e ministradas por professores-doutores-pesquisadores durante sete dias da semana propiciam aos estudantes um universo de reflexões, debates, análises, sínteses, críticas e perspectivas inovadoras do pensar e agir social/profissionalmente.

Para tanto, docentes se dedicam exclusivamente e integralmente aos estudos da cultura, ciências e tecnologias para melhor desempenho da/na sua prática pedagógica, a fim de garantir o efetivo processo de aprendizagem de seus estudantes e, especialmente, a formação de novas gerações de pensadores, conscientes e determinados a gerar impacto favorável rumo a transformações sociais de um cotidiano brasileiro que não mais satisfaz.

Os conteúdos de aulas acadêmicas oriundos da produção filosófica, artística, científica e tecnológica, são desenvolvidos e aprimorados pelos corpos docentes universitários que ensinam e pesquisam durante sete dias da semana variados fenômenos da natureza e sociais da civilização humana.

Apesar de tudo isso, há os que insistam em dizer que a Universidade é distante da Sociedade como se houvesse uma competição em que A são os jogadores da Universidade Pública; e B, os jogadores da Sociedade!

Os que assim acreditam parecem perguntar quem pode mais: A ou B? Esse pensamento, talvez seja o principal desafio a ser enfrentado. A Universidade Pública é a Sociedade!

E, especificamente, a Unesp - Universidade Estadual Paulista tem cumprido devida e eficazmente com sua responsabilidade social no que diz respeito à formação de professores e profissionais diferenciados cientificamente para atuação no mundo do trabalho no/do interior e Capital, principalmente, do Estado de São Paulo, bem como, em termos nacionais e internacionais.

Há mais de quarenta anos, a Unesp planeja e tem efetivado parcerias com demais instituições e organizações sociais do Estado de São Paulo, Brasil e mundo, objetivando aprimoramento das suas funções e responsabilidades acadêmicas, científicas e de extensão universitária.

Logo, não há competição entre A e B, mas uma interação em que a Sociedade vence.

* Dagmar Hunger é Livre-Docente em Educação Física e diretora da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

* Oscar DAmbrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Unesp.



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.