Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Universidade Pública é a Sociedade

A Universidade Pública é a Sociedade

01/05/2017 Dagmar Hunger e Oscar DAmbrosio

O que é Universidade Pública?

É Ensino de Graduação e Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Universitária, o que significa ser responsável pela formação permanente filosófica, artística, científica e tecnológica de estudantes que objetivam apreender com seus professores conhecimentos e, consequentemente, compartilhar com as pessoas em busca do que se entende por um viver social digno e justo.

Os currículos acadêmicos da Universidade Pública abrangem um conjunto crítico, temático e interdisciplinar de conteúdos das ciências humanas, biológicas e exatas, em que corpos docentes e de pesquisadores definem o perfil profissional do egresso a ser formado para corresponder, de forma diferenciada, ao mundo, especialmente, o do trabalho.

As aulas preparadas e ministradas por professores-doutores-pesquisadores durante sete dias da semana propiciam aos estudantes um universo de reflexões, debates, análises, sínteses, críticas e perspectivas inovadoras do pensar e agir social/profissionalmente.

Para tanto, docentes se dedicam exclusivamente e integralmente aos estudos da cultura, ciências e tecnologias para melhor desempenho da/na sua prática pedagógica, a fim de garantir o efetivo processo de aprendizagem de seus estudantes e, especialmente, a formação de novas gerações de pensadores, conscientes e determinados a gerar impacto favorável rumo a transformações sociais de um cotidiano brasileiro que não mais satisfaz.

Os conteúdos de aulas acadêmicas oriundos da produção filosófica, artística, científica e tecnológica, são desenvolvidos e aprimorados pelos corpos docentes universitários que ensinam e pesquisam durante sete dias da semana variados fenômenos da natureza e sociais da civilização humana.

Apesar de tudo isso, há os que insistam em dizer que a Universidade é distante da Sociedade como se houvesse uma competição em que A são os jogadores da Universidade Pública; e B, os jogadores da Sociedade!

Os que assim acreditam parecem perguntar quem pode mais: A ou B? Esse pensamento, talvez seja o principal desafio a ser enfrentado. A Universidade Pública é a Sociedade!

E, especificamente, a Unesp - Universidade Estadual Paulista tem cumprido devida e eficazmente com sua responsabilidade social no que diz respeito à formação de professores e profissionais diferenciados cientificamente para atuação no mundo do trabalho no/do interior e Capital, principalmente, do Estado de São Paulo, bem como, em termos nacionais e internacionais.

Há mais de quarenta anos, a Unesp planeja e tem efetivado parcerias com demais instituições e organizações sociais do Estado de São Paulo, Brasil e mundo, objetivando aprimoramento das suas funções e responsabilidades acadêmicas, científicas e de extensão universitária.

Logo, não há competição entre A e B, mas uma interação em que a Sociedade vence.

* Dagmar Hunger é Livre-Docente em Educação Física e diretora da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

* Oscar DAmbrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Unesp.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves