Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A valorização dos profissionais que constroem o Brasil

A valorização dos profissionais que constroem o Brasil

28/10/2017 Dermival Poçan

Você se lembra do nome do último pedreiro que prestou serviços para você?

Ou do encanador que lhe salvou daquele vazamento incômodo? No Brasil, falta a valorização destes profissionais que, em 26 de outubro, comemoram o Dia do Profissional da Construção Civil.

O reconhecimento não deve vir apenas porque esses homens e mulheres constroem nossos lares e sonhos. Há outro fator: também ajudam o país a crescer. Duvida? Sabia que pela primeira vez, após 33 meses de queda, o índice de emprego na construção civil cresceu?

No mês de julho, no total foram contratados 1.677 trabalhadores, segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

O dado é digno de comemoração, especialmente com sua divulgação próxima ao Dia do Profissional da Construção Civil. Outro levantamento que reforça o progresso da área é a Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a instituição, em três anos, pela primeira vez os empresários do segmento responderam com otimismo em todos os itens da pesquisa, ou seja, os índices superaram os 50 pontos. Segundo a entidade, a expectativa de novos empreendimentos e serviços é de 51,3 pontos; a compra de insumos, matérias-primas e o número de empregados, correspondem a 50,6 pontos.

Juntando o primeiro indicador com o segundo, constatamos que, se novos empreendimentos e serviços estão por vir, o país tem motivos para crescer e nós, brasileiros, teremos mais casas, escolas, hospitais, obras de infraestrutura e muito mais para melhorar nossa qualidade de vida.

Com todos os números em mãos, é fundamental lembrar que, além de comemorar o positivismo com a abertura de vagas e a retomada da confiança na expansão, também é preciso evidenciar a importância do trabalho desempenhado por essas pessoas que realmente "colocam a mão na massa" em prol do país.

Pois, infelizmente, a atividade realizada por pedreiros, eletricistas, encanadores, carpinteiros, ceramistas, azulejistas, encanadores, marceneiros e tantos outros trabalhadores do setor, nem sempre tem a devida atenção e admiração.

Para mudar esse cenário, é preciso que as empresas do ramo contribuam com treinamentos e qualificações, além de valorizar e incentivar o crescimento humano dessas pessoas. Afinal, elas dedicam o seu tempo e trabalho para realizar nossos sonhos.

* Dermival Poçan é coordenador técnico de produto da IRWIN.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado