Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A virtude do egoísmo

A virtude do egoísmo

25/09/2014 Caue Bocchi

Dizem que não tenho um bom coração. As razões são simples: não acredito em qualquer obrigação de ajudar os pobres, tenho completo desprezo por qualquer espécie de argumento feminista, não me comovo pelos sofrimentos e humilhações sofridos por índios e negros, etc.

Eu sei que enquanto penso no meu jantar de hoje, muitas criancinhas morrem de fome na África, e mesmo assim eu janto tranquilo. O mundo pode ser um lugar feio, mas estou relativamente bem enquanto minha vizinhança estiver bonita. Nunca me vi e nunca me verei na obrigação de contribuir para um mundo melhor, e sempre que me colocam esse fardo goela abaixo sinto a obrigação moral de fazer o meu máximo para contribuir o mínimo possível.

Por outro lado, também não me vejo no direito de pedir nada a ninguém. O máximo que eu faço hoje é pensar no meu jantar, enquanto muitos outros decidem entre comprar um Audi ou uma BMW. Nunca pedi um Audi ou uma BMW para alguém da elite branca, e nem vou pedir. É bem verdade que o prato de comida que eu nego ao miserável pode fazer com que ele morra de fome, e o Audi ou a BMW que eu não vou ganhar de mão beijada só me deixaria com o ego um pouco mais inflado do que ele já é.

De qualquer modo, como já diria o filósofo Sakamoto, se os pobres roubam a culpa é dos ricos, porque o pobre só rouba porque também quer ter acesso aos bens de consumo cobiçados por todos. Assim, se o meu Audi ou BMW é menos útil do que um prato de arroz com feijão, posso dizer sem nenhuma vergonha que o meu desejo de cidadão de classe média é ao menos tão legítimo quanto o do pobre morto de fome. O mais curioso é que muitos daqueles que me torram a paciência dizendo que eu sou um cara malvado são os mesmos que enfrentam a dura decisão entre o Audi e um BMW.

Essas pessoas de algum modo se acham mais benevolentes e humanas do que eu, porque a despeito dos seus belos carros blindados, não conseguem negar um prato de comida a ninguém, e fazem questão de visitar todos os projetos sociais paranauês que tenham potencial de virar uma matéria engajadinha do programa Esquenta. Apesar disso, o que interessa é que essas pobres pessoas ricas têm todo o direito de sujar de lama os seus pezinhos aristocráticos, e eu não tenho nada a ver com isso.

Quem sabe um dia eu não fique um pouco hipócrita também? Quando e se eu um dia eu realmente fizer parte da elite branca, talvez pegue bem para o meu status social ajudar os pobres, e quem sabe até abrir alguma instituição bem cool de projetos sociais nos Jardins ou no Leblon. O problema é que antes disso eu vou precisar trabalhar, e enquanto eu estiver no meio desse processo vai ser um pouco difícil eu pensar em mais alguém fora mim e mais alguns poucos familiares e amigos.

Infelizmente não nasci em uma família rica em que alguém já tivesse percorrido esse percurso por mim, e acho meio nojento usar um suposto amor aos pobres como meio para ficar rico. Por fim, não tenho vocação para mártir, e não estou disposto a me danar ajudando os pobres enquanto eu mesmo não tenho todo o conforto e luxo que eu quero para mim. A minha sorte é que nesse último caso nem mesmo os pés sujos mais ortodoxos parecem estar muito dispostos a abrir mão de suas vidas confortáveis em prol daqueles que sofrem sem ter o mínimo, de modo que eu posso dormir com a certeza de que não sou pior do que ninguém.

No final de tudo, minha mensagem é uma só: prezados pés sujos, por favor, deixem-me em paz para cuidar da minha vida, e de me importar somente com quem eu quiser, como eu quiser e quando eu quiser. Vocês adoram exigir liberdade para fumar e cheirar o que bem quiserem, de parar o trânsito ou até mesmo depredar a propriedade alheia por alguma mensagem da moda, ou para falar em alto e bom som que qualquer batuque escroto é tão bom como o incorrigivelmente europeu Mozart, desde que o batuque saia de alguma parte obscura da favela.

Vocês, em muitos desses casos, dão ao conceito de liberdade uma elasticidade muito mais ampla do que eu mesmo sou capaz de dar, e isso considerando que eu defendo a liberdade acima de qualquer outro valor. Tudo que eu peço é um pouquinho da liberdade que vocês tomam para si para que eu possa cuidar da minha vida, sem que uma parcela obscena daquilo que eu produzo seja tomada para que se pratique caridade aos mais pobres, já considerando o desconto que vai para o bolso das nobres almas que terão que decidir entre um Audi e uma BMW.

Vocês, meus caros rebeldes e revolucionários do Itaim Bibi, deveriam saber que a caridade recebe esse nome porque ela é essencialmente voluntaria, e que quando pegam aquilo que é meu sem que eu queira, nos aproximamos mais do roubo do que de qualquer outro valor fofo que faria nossas mamães chorar de orgulho. Eu já disse que a hipocrisia é livre, mas isso não quer dizer que eu tenha a obrigação de cair nesse papo furado. Saibam que eu faço parte de uma grande maioria, que por enquanto ainda permanece calada, mas que acabará com a sua brincadeira de paladinos da justiça quando resolver abrir a boca.

Saibam, por fim, que não tenho nada contra os pobres, e que não existiria melhor remédio para eles melhorarem de vida do que pessoas como eu cuidando de suas respectivas vidas sem serem incomodadas por imbecis como vocês.

*Caue Bocchi é Advogado e Especialista do Instituto Liberal.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves