Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Ações que vão ajudar as mulheres a gerenciarem melhor o tempo

Ações que vão ajudar as mulheres a gerenciarem melhor o tempo

05/03/2015 Christian Barbosa

A falta de tempo é, sem dúvidas, um dos maiores dilemas enfrentados pelas mulheres nos dias atuais.

Elas assumem inúmeros papéis e responsabilidades, que vão muito além da jornada de trabalho, elas possuem também as obrigações com os familiares, atividades de casa etc.

E, para dar conta de tantas atividades diárias, muitas acabam se anulando e deixam de lado as atividades pessoais. Aliás, essa é uma das grandes diferenças entre as mulheres e os homens. Raramente, eles se anulam diante de uma atividade rotineira (ou você já viu um homem deixar de ir ao futebol com os amigos?).

No mundo em que vivemos, as mulheres se cobram cada vez mais por serem capazes de liderar o próprio sucesso, elas cresceram na carreira e assumiram rapidamente sua independência, porém isso tem um valor muito alto: o tempo delas. As mulheres costumam focar grande parte do dia nos problemas, nas urgências do trabalho, de casa, dos filhos e do marido, o que resulta na falta de tempo para realizar as atividades que realmente gostariam de fazer, como ir à academia, sair com as amigas ou ler um livro. Uma forma de reverter esse cenário é aprender a gerenciar melhor o tempo.

Pensando nisso, listei algumas ações que vão ajudar as mulheres nessa tarefa desafiadora:

1 – Entenda suas urgências para evitá-las - As mulheres têm mais urgências diárias, porém é preciso entender o porquê a urgência aconteceu e o que poderia ser feito para evitá-la em uma próxima oportunidade. Aprenda com essa urgência e antecipe futuros problemas. Isso irá reduzir o tempo perdido apagando incêndios.

2 – Delegue tarefas aos seus familiares - Assumir todas as responsabilidades de casa sozinha é um dos grandes responsáveis por fazer com que as mulheres não tenham tempo e estejam sempre cansadas. Elas precisam compartilhar as atividades de casa com filhos e maridos. A casa não é apenas dela e é responsabilidade de todos.

3 – Exercite o uso da palavra não - Você não precisa dizer sim para tudo. Se você não quer fazer algo, seja sincera e diga não. Quando você diz SIM para os outros, enquanto você gostaria de dizer NÃO, você está assumindo coisas circunstanciais que não gostaria de realizar. A regra é simples: nunca diga SIM para alguém quando quiser dizer NÃO.

4 – Decida a roupa na noite anterior - O período da manhã, logo depois de acordar, costuma ser de baixa produtividade para muitas mulheres. Para quem se enquadra nesse perfil, a dica é deixar toda a roupa do dia seguinte separada, passada e arrumada na noite anterior. Isso irá poupar um bom tempo. Tente também expandir essas ações deixando pronto seu café da manhã, a bolsa, os documentos etc.

5 – Utilize um sistema de pastas - Não guarde os documentos jogados de qualquer jeito. Crie pastas com assuntos específicos: Carro, IR, Bancos, Contas a Pagar, Contas a Receber, Imóvel, Faculdade etc. Coloque toda a papelada em pastas e tenha tudo o que precisar facilmente.

6 – Transforme seus filhos (ou familiares) em aliados da produtividade - Organize antecipadamente as tarefas da semana com as crianças. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia e, quando algo for concluído, estimule as crianças a registrarem no quadro. Isso acabará se transformando em uma brincadeira divertida e ajudará a criar hábitos de organização nas crianças.

7 – Organize seus acessórios - Compre uma caixa pequena com divisões para guardar os acessórios. Coloque em cada divisão um item específico: anéis, brincos, colares, gargantilhas etc. Faça o mesmo procedimento com as maquiagens. A organização vai ajudar a poupar o tempo.

*Christian Barbosa - Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.



Startups ampliam o mercado de trabalho jurídico

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), temos atualmente no Brasil 12.700 dessas empresas, número 20 vezes superior se compararmos com 2011, quando eram contabilizadas 600.


Aprendizados durante a pandemia e a importância da inovação para o mercado

O momento atual tem sido de muito aprendizado para todos.


Eca 30 anos: o que mudou nas nossas vidas?

No bojo da redemocratização do país nas décadas de 1980, 1990, muitas mudanças ocorreram para a melhoria da sociedade que vivemos.


Como músico, advogado e padre, saíram de boa

Quando, em 1945, os americanos ocuparam Garmish, um jeep, cheio de soldados, estacionou, à porta da casa de Richard Strauss.


Queremos mesmo extinguir o dinheiro?

Com o aumento do uso de meios de pagamentos digitais, não raras vezes se ouve no debate público a afirmação de que, no futuro, o ideal seria extinguir o dinheiro em espécie.


Assalto a banco, prisão perpétua e pena de morte

O país volta a ser sacudido pelos ataques de grupos armados a agências bancárias, transportadoras de valores, carros-fortes e outros lugares onde são armazenadas elevadas somas em dinheiro.


Empresas existem para cuidar das suas comunidades

Certa vez, me pediram para dar aula de Teoria Geral da Administração para uma turma de 1º ano de graduação.


Como fazer o planejamento financeiro pós-pandemia e para 2021

O planejamento financeiro tornou-se fundamental no mundo pós-pandemia.


Pandemia, juros baixos e a retomada do setor imobiliário

Assim como em outros setores, entre a segunda quinzena de março e o fim de maio, ocorreu um bloqueio total do mercado imobiliário por conta do desconhecimento da pandemia.


Feliz Dia do Síndico

Em comemoração ao Dia do Síndico, este artigo de opinião procura estimular uma profunda reflexão sobre o verdadeiro papel do síndico e do próprio comportamento na figura do representante do condomínio junto à sociedade.


A saúde mental dos seus colaboradores pede atenção

O ano de 2020 foi muito conturbado, com diversos acontecimentos.


A diferença entre o artista e o empresário

Em primeiro lugar, deixe-me esclarecer: quando se fala em artista no mundo dos negócios, se fala no profissional ou técnico que tem determinado conhecimento específico ou habilidade.