Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Ações que vão tornar o estudo mais produtivo

Ações que vão tornar o estudo mais produtivo

06/08/2016 Christian Barbosa

Muitas pessoas têm dificuldades de se planejar quando o assunto é estudo.

O que elas precisam entender, porém, é que, para fazer dessa atividade algo agradável, é preciso se organizar a partir de três elementos-chave: planejamento, ambiente propício e energia adequada.

A organização é a porta inicial para que o estudante entenda a importância da gestão do tempo em sua vida. Quanto mais cedo perceber que isso é imprescindível, mais ele poderá gerar e colher frutos com a sua prática.

Por isso, elaborei uma lista com ações que vão ajudar a tornar o estudo mais produtivo. Confira:

Planejamento

- Crie um plano de estudos – o ideal é elaborar um plano de estudos semanal. Não adianta deixar para olhar na segunda-feira quais são as tarefas do dia seguinte, isso deixa o seu tempo muito apertado e sem espaço para lidar com possíveis imprevistos ou urgências. Minha recomendação é que reserve um dia, como o sábado ou o domingo, e avalie a semana inteira, considerando provas e entregas de trabalhos. A partir disso, monte uma agenda para a sua semana. Você pode colocar essas atividades em um quadro branco, em uma folha de papel, agenda ou mesmo em um aplicativo de celular. O importante é deixar tudo o que deve fazer registrado para ter uma visão geral de todas as tarefas relacionadas ao estudo.

- Antecipe as atividades – ao montar a agenda, visualize o que você pode fazer antes do prazo final. Caso tenha uma prova na quarta, em vez de estudar todo o conteúdo em um único dia, dívida em três etapas, uma em cada dia, com no máximo 30 minutos. Isso vai ajudar a desenvolver um pensamento sobre a matéria e não vai te sobrecarregar.

Ambiente

- Ambiente certo – crie um ambiente que te coloque em um estado propício aos estudos, evite locais escuros, pois cansam os olhos e tornam a atividade cansativa. Tenha um espaço com uma mesa e uma boa iluminação. Com um lugar específico, você pode criar um pequeno ritual para que o cérebro se adapte a esse padrão de comportamento.

- Música nos estudos – diversas pesquisas comprovam que músicas clássica e barroca ajudam a aumentar o nível de concentração, a ampliar a percepção sobre a matéria, a reter a informação com mais facilidade e ainda contribuem com o desenvolvimento da memória.

Energia

- Nível de energia – gosto muito da frase: “a preguiça é o vício do fracassado”. Ou seja, se você está com preguiça de estudar, provavelmente, algo vai dar errado em breve. É preciso ter disposição e energia. Dormir bem para recuperar as energias e se alimentar corretamente são essenciais, pois vão servir de combustível para o cérebro e garantir uma melhora na sua performance.

Essas ações são básicas para quem deseja ter mais produtividade nos estudos. Essa atividade não precisa ser chata, basta saber se planejar para se antecipar aos problemas, ter um ambiente que te permita estudar com resultado e ter energia para fazer acontecer.

* Christian Barbosa é especialista em administração de tempo e produtividade.



Startups ampliam o mercado de trabalho jurídico

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), temos atualmente no Brasil 12.700 dessas empresas, número 20 vezes superior se compararmos com 2011, quando eram contabilizadas 600.


Aprendizados durante a pandemia e a importância da inovação para o mercado

O momento atual tem sido de muito aprendizado para todos.


Eca 30 anos: o que mudou nas nossas vidas?

No bojo da redemocratização do país nas décadas de 1980, 1990, muitas mudanças ocorreram para a melhoria da sociedade que vivemos.


Como músico, advogado e padre, saíram de boa

Quando, em 1945, os americanos ocuparam Garmish, um jeep, cheio de soldados, estacionou, à porta da casa de Richard Strauss.


Queremos mesmo extinguir o dinheiro?

Com o aumento do uso de meios de pagamentos digitais, não raras vezes se ouve no debate público a afirmação de que, no futuro, o ideal seria extinguir o dinheiro em espécie.


Assalto a banco, prisão perpétua e pena de morte

O país volta a ser sacudido pelos ataques de grupos armados a agências bancárias, transportadoras de valores, carros-fortes e outros lugares onde são armazenadas elevadas somas em dinheiro.


Empresas existem para cuidar das suas comunidades

Certa vez, me pediram para dar aula de Teoria Geral da Administração para uma turma de 1º ano de graduação.


Como fazer o planejamento financeiro pós-pandemia e para 2021

O planejamento financeiro tornou-se fundamental no mundo pós-pandemia.


Pandemia, juros baixos e a retomada do setor imobiliário

Assim como em outros setores, entre a segunda quinzena de março e o fim de maio, ocorreu um bloqueio total do mercado imobiliário por conta do desconhecimento da pandemia.


Feliz Dia do Síndico

Em comemoração ao Dia do Síndico, este artigo de opinião procura estimular uma profunda reflexão sobre o verdadeiro papel do síndico e do próprio comportamento na figura do representante do condomínio junto à sociedade.


A saúde mental dos seus colaboradores pede atenção

O ano de 2020 foi muito conturbado, com diversos acontecimentos.


A diferença entre o artista e o empresário

Em primeiro lugar, deixe-me esclarecer: quando se fala em artista no mundo dos negócios, se fala no profissional ou técnico que tem determinado conhecimento específico ou habilidade.