Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Admiração e medo

Admiração e medo

18/10/2012 Fernando Pimentel

Ante a reiterada depressão e as perspectivas negativas de recuperação a curto e médio prazo nos países desenvolvidos, principalmente na Europa, o Brasil continua provocando interjeições de admiração no universo corporativo internacional.

Tal sentimento, contudo, é contraposto por um crescente medo. Essa questão dialética sobre o País formula-se, de um lado, na confiança de que, para nós, a maior crise do capitalismo parece muito menos danosa e, de outro, no pânico quanto à possibilidade de recrudescimento do protecionismo, fechando-se um mercado que tem sido generoso com as importações.

Tais impressões, refletindo a percepção real de empresas, empresários, executivos e profissionais técnicos, marcaram as discussões e análises sobre o Brasil no ambiente da 28ª IAF World Apparel Convention (Convenção Mundial do Vestuário), realizada numa cidade do Porto mergulhada na crise portuguesa, de 24 a 28 de setembro.

Participaram cerca de 300 pessoas, de 22 nacionalidades. A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) foi a única representante de nosso país a integrar as mesas de debate do evento, considerado um dos principais congressos mundiais do setor. Obviamente, o pavor relativo ao protecionismo deve-se, principalmente, ao grande destaque que a mídia internacional deu ao recente anúncio, feito pela presidenta Dilma Rousseff, de aumento das alíquotas de importação de aproximadamente 100 produtos.

Entretanto, ninguém comentou que essa elevação está absolutamente dentro – e ainda  abaixo – dos limites estabelecidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Também não se toca nos subsídios e sobretaxas aduaneiras existentes em várias nações e se ignora a guerra cambial, com foco eminentemente protecionista, que se trava, por exemplo, na impressão de dólares aos cântaros e no valor baixo do Yuan estabelecido por decreto...

Ora! Nesse ambiente cada vez mais competitivo, fica muito claro que o Brasil, que apresenta características favoráveis, continuará a assistir à internacionalização de seu varejo. Isso implica outra questão dicotômica: em uma vertente, as oportunidades para a indústria no sentido de atender os grandes players que vêm para cá; em outra, a ameaça de que, ao mesmo tempo em que investem e geram empregos e renda, poderão servir de ponte exportadora para outros países, por meio das marcas com presença mundial.

Afinal, essas grandes cadeias de varejo trazem consigo o seu supply chain internacional, o que poderia prejudicar a produção brasileira. O balanço de forças será definido ao longo do processo, mas temos de resgatar fortemente nossa competitividade, pois num mundo de economia encolhida a busca por mercados é frenética e a luta é fratricida.

Nessa conjuntura, faz todo o sentido a releitura do antológico dilema shakespeariano: ser ou não ser competitivo! O desafio é como se posicionar diante do quadro econômico adverso e garantir lucros ao negócio. Para responder a questão, o evento de Portugal apresentou boas reflexões, a começar pela importância da inovação nas fibras e têxteis como fator de novas oportunidades de mercado.

A pertinência de vender mais por via eletrônica e como adequar a numeração das roupas para facilitar o comércio também foram temas abordados, embora não haja solução única para isso. Discutiu-se, ainda, no tocante à terceirização da produção, existente em diversos países, como definir e contratar os serviços, levando-se em conta o preço e toda a estratégia de custos, estoques e distribuição. A preocupação maior, contudo, é quanto à manutenção das vendas, não importa em que lugar do mundo.

Como os mercados têm crescido basicamente apenas nas nações em desenvolvimento e nas emergentes, elas estão na alça de mira de fabricantes e grandes distribuidores. Por isso, nós, brasileiros, temos de continuar nos defendendo, dentro dos limites civilizados do capitalismo democrático e respeitando as normas da OMC e outros organismos multilaterais, assim como temos que trabalhar  fortemente, em nível macro e microeconômico no resgate da competitividade sistêmica de nosso país.

O tempo não é nosso aliado e por isso temos que acelerar fortemente o nosso passo, pois estamos ficando para trás em termos de crescimento relativo quando compara-se o Brasil com outras nações emergentes.

Fernando Pimentel é diretor-superintendente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes